fbpx
sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Contato

Helicópteros são mais letais do que aviões em acidentes, segundo dados do Cenipa

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Relatórios de investigação elaborados entre 2012 e 2023 pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) apontam que acidentes de helicóptero, como o que aconteceu na tarde de sexta-feira (17), no bairro da Barra Funda, em São Paulo, em que quatro pessoas morreram, são mais letais do que acidentes com aviões.

A CNN consultou documentos que estão disponíveis na plataforma Sipaer, que é gerenciada pelo Cenipa, sobre ocorrências que ainda estão em investigação ou que já foram encerradas pelo órgão vinculado ao comando da aeronáutica.

A relação foi estabelecida usando como base o número total de mortes sobre o número total de acidentes entre os dois perfis de aeronaves.

Os dados mostram que de 2012 para cá, 130 pessoas morreram em 212 acidentes de helicópteros em todo o país. Em linhas gerais, esses dados representam uma taxa de letalidade de 61% para esse tipo de transporte.

Leia Mais

Especialista afirma que queda de helicóptero em SP pode ter sido causada por separação de peça durante voo

Veja quem são os mortos na queda do helicóptero em SP

Localizada nos EUA, fabricante do helicóptero que caiu em SP é uma das maiores do mundo

Já nas situações de acidentes com avião, a taxa de letalidade entre o número geral de acidentes e vítimas fatais, fica em torno de 40%. Nesse recorte, 544 pessoas morreram em 1.338 acidentes registrados. Desses acidentes de avião investigados, em 270 houve vítimas fatais (20%).

Já no caso de ocorrências envolvendo helicópteros, foram registrados 212 acidentes, sendo que em 52 deles, ao menos uma pessoa morreu (24%).

Quando o segmento da aviação é táxi aéreo, o cenário se inverte. Dentro desse panorama, no mesmo período, 62 pessoas morreram em 88 acidentes de avião (70%).

Esses acidentes estão concentrados nos estados do Pará (22), Amazonas (14) e Roraima (14), onde aviões de pequeno porte são utilizados para maior agilidade na locomoção entre áreas remotas do país.

Por outro lado, em 28 acidentes envolvendo helicópteros durante a operação de táxi aéreo, 14 pessoas morreram (50%). Esses acidentes aconteceram com maior incidência nos estados do Rio de Janeiro (11), Minas Gerais (3) e Pará (3). São Paulo registra apenas uma ocorrência fatal que já tem investigação registrada no sistema público de consulta.

O Cenipa informou que já iniciou uma investigação inicial da ocorrência, em que são “utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e confirmação de dados, a preservação de indícios, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação”, segundo nota.

Até agora, o que se sabe, de acordo com os bombeiros, é que a aeronave bateu em um coqueiro antes de cair. Os dados deste acidente não foram contabilizados para a reportagem, pois não constam no painel público de pesquisa.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Helicópteros são mais letais do que aviões em acidentes, segundo dados do Cenipa no site CNN Brasil.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.