O Brasil registrou, na última semana, a maior média de mortes por Covid-19 desde o início da pandemia e, de acordo com o Ministério da Saúde, Minas Gerais está entre os cinco estados que mais contribuíram para isso.
Juntos, Minas, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina registraram 56% dos óbitos do país, de acordo com o assessor especial da pasta, Airton Soligo.
Segundo ele, nos estados do Sul, a tendência é de estabilidade ou queda. “A preocupação fica com Minas Gerais e São Paulo”, afirmou Soligo.
Minas chegou, nesta segunda, a 20.687 mortes pela Covid-19. Para conter o avanço da pandemia, o estado vai decretar onda roxa em todas as regiões a partir da próxima quarta-feira (17). Apenas atividades essenciais serão autorizadas a funcionar.
Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que “Minas Gerais, assim como todo o resto do país, passa por um momento de aumento considerável nos casos e óbitos de Covid-19”.
Segundo a pasta, isso se deve à presença de novas variantes do coronavírus, o que tem aumentado a transmissibilidade.
A SES-MG também atribui o aumento de casos de Covid-19 em Minas a outros fatores, como o comportamento da população, que “diminuiu os protocolos de segurança e passou a transitar e viajar com mais intensidade, principalmente em decorrência dos feriados do final do ano e carnaval”.
A taxa de mortalidade do estado nesta segunda-feira está em 97,55 por 100 mil habitantes, o que, de acordo com a secretaria, coloca Minas Gerais na quarta posição no país. Cinco dias atrás, no dia 10 de março, a taxa de mortalidade era de 93,10 óbitos por 100 mil habitantes.


















