Festival Raizes acontece neste sábado e marca a abertura das comemorações de 200 anos de Matozinhos

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O primeiro evento da programação dos 200 anos da nossa cidade acontece neste sábado, 25 de março: O FESTIVAL RAIZES DA GENTE! Realizado pela AIC – Agência de Iniciativas Cidadãs, em parceria com a Prefeitura de Matozinhos e a Cimento Nacional, o festival tem como objetivo fomentar o diálogo e fortalecer a valorização, disseminação e acesso aos diversos patrimônios de Matozinhos.

A programação conta com apresentações artísticas, feira de alimentos e artesanato, oficinas de artes visuais e plantio, contação de histórias, sessões de cinema e diversos estandes de grupos e associações que atuam na região. O evento acontecerá na Praça da Estação, das 9h às 16h. O festival é gratuito e aberto ao público.  

Confira programação completa:

Das 9h às 9h30 

Cortejo da Banda Sagrado Coração de Jesus 

Há 42 anos, a tradicional Corporação Musical Sagrado Coração de Jesus leva música para Matozinhos e os mais diversos cantos de Minas Gerais. A banda abrirá o festival Raízes da Gente em um cortejo que terá início na Ponte Bento Gonçalves e seguirá até o coreto da Praça da Estação.

Das 9h30 às 11h 

Roda de conversa ‘Patrimônios religiosos e culturais de Matozinhos: a tradição das Guardas de Congado e Candombe da Nossa Senhora do Rosário de Mocambeiro’ 

Falar de patrimônio é também trazer à tona as diferentes manifestações culturais e religiosas ancestrais que marcam a história do nosso povo. Por isso, nesta roda de conversa, o público é convidado a entrar em contato com duas importantes manifestações afro-brasileiras que, por meio de danças, ritos, músicas e cores, atuam pela preservação e valorização de tradições de Minas Gerais: o Congado e Candombe

Das 9h30 às 11h 

Oficina de plantio doméstico 

A oficina de cultivo para iniciantes é uma proposta de introduzir as habilidades necessárias para a criação de uma horta em casa. Durante a oficina, são abordados tópicos como a escolha do local, preparação do solo, seleção das plantas, rega e cuidados básicos para manter a horta saudável.

Das 10h às 12h30

 Sessão de cinema “The Croods” e roda de conversa 

Animação que retrata a jornada de uma família da pré-história que vê sua caverna ser destruída. Depois disso, os Croods partem em uma aventura em busca de um novo lugar para morar, liderados por um garoto muito imaginativo que os ajuda a desbravar um mundo inteiramente novo. Após a sessão haverá um bate papo com representantes do IEF – Instituto Estadual de Florestas.

11h às 12h30 

Oficina de grafite 

Com o suporte dos oficineiros, os participantes são convidados a produzirem um mural composto por alguns dos diversos patrimônios de Matozinhos utilizando as técnicas do grafite.

11h30 às 12h30 

Roda de Capoeira 

A associação ABC Capoeira apresentará uma roda de capoeira unificada, manifestação reconhecida pela ONU, em 2014, como Patrimônio Imaterial da Humanidade

13h às 13h30

Contação de histórias: As Mirabolantes Histórias de Lara 

O conhecimento tecido na oralidade e transmitido pela oralidade é elemento importante na construção de memórias sociais e mantenedor de patrimônios imateriais. A Cia Pé de Pano conta a história de Lara, uma menina que sonha em mudar o mundo fazendo as pessoas entenderem como tudo pode ser simples. A história fala da natureza e do ribeirão da Mata.

13h30 às 15h 

Roda de conversa “Patrimônio verde? Quê isso?” 

Um papo dinâmico e interativo em parceria com o IEF – Instituto Estadual de Florestas, onde os participantes são convidados a observar, se movimentar, refletir, sair de si e até fazer um vídeo para debater sobre a natureza da qual somos parte, que nos compõe e nos circunda

13h30 às 16h 

Sessão de cinema “Terreiros do Brincar” e roda de conversa 

Documentário que retrata a participação de crianças em 12 grupos de manifestações populares em quatro estados brasileiros e a sua relação com um brincar coletivo, intergeracional e sagrado. Após a sessão haverá um bate papo com Núbia Ribeiro, da Guarda de Congado e Candombe de Mocambeiro.

13h30 às 15h 

Oficina “Ateliê ao ar livre”

Os participantes são convidados a intervirem com tinta em imagens em preto e branco de patrimônios locais onde constarão informações desses patrimônios. Cada participante terá à sua disposição 01 cavalete, tintas e pincel e poderá escolher uma imagem impressa para pintar a qual depois poderá levar para casa.

14h30 às 16h 

Sarau das Estações apresenta: Mulheres Artistas 

O grupo traz um momento especial, apresentando a arte e o lugar do feminino e suas conquistas, através da música, contos e poesia.

O festival Raízes da Gente procura chamar a atenção para os diferentes tipos de patrimônio, sejam eles culturais, naturais, materiais ou imateriais, da cidade que possui uma das maiores concentrações do mundo de cavernas, grutas, pinturas rupestres e sítios arqueológicos que datam de milhares de anos.  

“Muitas ações que a Prefeitura de Matozinhos vai realizar este ano em comemoração ao bicentenário da cidade tem relação com nosso patrimônio material e imaterial. É importante que a gente entenda que o patrimônio é responsável pela continuidade da nossa história, dos nossos saberes e sabores. Para valorizá-lo, é necessário, antes de tudo, um olhar de reconhecimento sobre ele. O programa Raízes da Gente vem para nos ajudar a levar esse conhecimento junto à e para toda nossa sociedade”, comenta Daise Aparecida de Jesus, Subsecretária de Cultura e Turismo de Matozinhos. 

Encontre uma reportagem