fbpx
sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Contato

Por que ataques em escolas têm se repetido no Brasil? Especialistas analisam

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Um jovem de 13 anos matou uma professora e feriu outras cinco pessoas ao invadir a Escola Estadual Thomazia Montoro, na zona oeste de São Paulo.

Elisabete Tenreiro, vítima fatal do incidente, tinha 71 anos. De acordo com o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, o adolescente feriu ainda outras três professoras e dois alunos.

Em entrevista à CNN, o Coronel José Vicente da Silva, ex-Secretário Nacional de Segurança, e Telma Vinha, doutora em educação e professora da Unicamp, debateram as razões para o aumento nos ataques a escolas no Brasil e possíveis medidas de contenção.

Nos últimos 21 anos, aconteceram 22 ataques em escolas perpetrados por alunos ou ex-alunos, sendo a maior parte em escolas públicas, de acordo com dados coletados pelo grupo de estudos do qual participa a especialista.

“Antes nós tínhamos um a cada ano e aí pulava. Nós tivemos nos últimos nove meses, nove ataques. Se nós considerarmos que nos últimos 21 anos nós tivemos 22, ter nove ataques nos últimos meses é um aumento muito grande e significa que outros acontecerão”, afirmou Telma Vinha.

Segundo a estudiosa, uma conjunção de fatores está impulsionando o aumento de incidentes desse tipo, entre eles o acesso fácil a discursos de ódio propagados na internet, a facilitação do acesso a armas de fogo e o sofrimento dentro da escola.

“Nós temos uma radicalização da juventude. Eles cada vez mais tem frequentado fóruns extremistas, onde são radicalizados. A soma da radicalização, do acesso à internet cada vez mais fácil, aprendendo a realizar esses ataques, e mais o sofrimento na escola e outros fatores ainda, forma um caldeirão, uma conjuntura que facilita que esses ataques ocorram”, disse a doutora em educação.

Na visão de Silva, um conjunto de medidas é necessário para enfrentar esse aumento. “Muitas vezes existem movimentações de bullying sobre certos alunos, que em um lance de revolta, juntando seus problemas pessoais e familiares, podem ter esses atos desesperados”.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Por que ataques em escolas têm se repetido no Brasil? Especialistas analisam no site CNN Brasil.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.