O Deputado Estadual Douglas Melo fez uma cobrança pública à empresa Vetor Norte Concessionária, vencedora da concessão da MG-424, para que assuma imediatamente a manutenção da via. A demanda do parlamentar foi motivada pelo tombamento de um caminhão de carvão, ocorrido na manhã desta terça-feira, no trecho entre Sete Lagoas e Matozinhos.
O Deputado alertou para os perigos do trecho, que ainda não recebeu a manutenção necessária por parte da concessionária. Ele destacou que o acidente poderia ter causado uma tragédia, caso outro veículo estivesse próximo ao caminhão no momento do tombamento.
A concessão da MG-424 foi assinada pelo Governo de Minas em fevereiro de 2023, com a expectativa de que a Vetor Norte Concessionária assuma a operação da via em até 90 dias. O segmento concedido tem 51 quilômetros de extensão e passa por seis municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O contrato de concessão prevê diversas intervenções na via, como a construção do contorno de Matozinhos e Prudente de Morais, a duplicação de 12,7 quilômetros de rodovia, a construção de faixas adicionais e acostamentos, melhorias nos acessos, passarelas, rotatórias e paradas de ônibus. Todas as obras devem ser finalizadas em até seis anos, com investimento de R$ 672 milhões.
Os trabalhos iniciais, que incluem a manutenção das pistas e outras melhorias, deverão ser concluídos em nove meses. Somente após esse prazo, a concessionária estará autorizada a cobrar pedágio na via. A concessão da MG-424 é uma importante medida para melhorar a segurança viária e a mobilidade na região, que há anos sofre com o tráfego intenso de veículos pesados.



















