Policiais civis reivindicam inclusão em grupo de prioridade de vacina contra covid-19 e ameaçam greve

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Os policiais civis de Minas Gerais reivindicam a vacinação imediata contra a covid-19 e o cumprimento de prioridade das Forças de Segurança na fila de imunização contra a doença. 

Segundo a diretora da Confederação Brasileira de Policiais (COBRAPOL), Aline Rizzi, caso não seja atendida a reivindicação, a categoria pode cruzar os braços.

“Nossa principal reivindicação se refere a vacinação imediata dos policiais, além de sermos contrários à PEC da Reforma Administrativa. Infelizmente, a situação está muito crônica nas delegacias. Precisamos das vacinas urgentemente pois a covid-19 está alastrando em muitas unidades da Polícia Civil, infectando e matando os policiais”, denuncia.

Ela completa: “Não há sanitização dos locais infectados. A Polícia Civil faz seu trabalho 24 horas por ser um trabalho essencial. Está correndo risco pois tem contato com a população o tempo todo. Ao mesmo tempo, a categoria pode ser um vetor de contaminação a sociedade”.

Aline Rizzi reclama da categoria ser imunizada após outros grupos de risco. “Foi colocada a segurança pública, em tese, entre os grupos prioritários. Mas colocaram a segurança após os presos e a outras categorias que não estão na linha de frente contra à convid-19”, reclama.

A sindicalista faz um apelo ao governador de Minas para que atenda a reivindicação. “Governador Romeu Zema, a segurança precisa ser vacinada. Nós estamos correndo risco e passando risco para a sociedade. Gostaria de frisar que alguns Estados já vão vacinar os policiais, como o Pará, Tocantins, Amazonas e Bahia. A segurança precisa ser priorizada efetivamente em Minas. Se a situação continuar dessa forma e não for resolvida, podemos seguir manifestando e, inclusive, podendo ter um lockdown  em Minas e em todo Brasil da segurança pública por 24 horas”, ameaça 
 
Outro lado

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) alegou que segue o preconizado pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.

O Governo de Minas afirmou ainda que a expectativa é que novas doses da vacina sejam destinadas aos municípios mineiros, ampliando os públicos de vacinação, tão logo outras remessas do imunizante sejam encaminhadas pelo Ministério da Saúde ao Estado.

Encontre uma reportagem