fbpx

Projeto de Lei do deputado Douglas Melo propõe “botão do pânico” nas escolas de Minas para resguardar segurança de alunos e funcionários

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Tramita na Assembleia Legislativa de Minas Gerais um Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Douglas Melo que prevê a instalação de um dispositivo de segurança nas escolas municipais, estaduais e na rede privada em Minas. 

De acordo com o parlamentar, o sistema, que funcionaria como um alarme do pânico, estaria interligado ao centro de operações, às viaturas e aos batalhões da Polícia Militar e Guardas Municipais. Em caso de emergência, ele seria acionado, e as autoridades mais próximas chegariam à unidade escolar rapidamente. “O dispositivo deverá ser instalado em pontos estratégicos dos estabelecimentos, como sala de professores, diretoria, cantina, secretaria, entre outros. É de suma importância que o aparato de segurança pública esteja presente no ambiente escolar, de forma a garantir maior tranquilidade aos pais e responsáveis, que se encontram receosos com as últimas notícias divulgadas na mídia, com diversas ameaças de ataques a escolas.” justifica Douglas Melo.

O projeto prevê que o dispositivo seja instalado em locais estratégicos dentro das unidades escolares, a ser definido de acordo com cada particularidade. A matéria ainda diz que, após instalado o dispositivo, sejam realizados treinamentos e palestras para alunos e servidores por profissionais especializados.

Foi apresentado pelo parlamentar uma emenda ao texto original no qual estabelece que o ingresso de professores, alunos, funcionários e a comunidade no geral nas escolas da rede municipal, estadual e privada de ensino, de forma obrigatória, está condicionado à passagem por detectores de metais.

Encontre uma reportagem