É comum muitas pessoas só buscarem atendimento de saúde quando sentem dores, desconfortos ou outro sintoma ― o que reduz as chances de um diagnóstico favorável.
Para os especialistas, procurar os serviços de saúde antecipadamente é o melhor caminho para garantir uma vida saudável, e isso é possível por meio de hábitos de saúde preventiva ― conjunto de ações e medidas adotadas para diminuir o desenvolvimento de doenças ou prevenir um diagnóstico em fase avançada.
Neste 7 de abril, comemoramos o Dia Mundial da Saúde, data que marca a fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A campanha deste ano está focada no tema “Saúde para todos”.
Visando conscientizar as pessoas sobre a importância de ter um estilo de vida mais saudável, o Hospital Metropolitano Vale do Aço, em Coronel Fabriciano (MG), destaca os benefícios e a importância da medicina preventiva.
“Cabe a nós, profissionais da saúde, adotar melhores atitudes para instruir e orientar a população sobre a mudança no estilo de vida, buscando a prática de hábitos saudáveis. Assim, auxiliamos na detecção precoce de doenças crônicas como hipertensão arterial, diabetes, doenças neurodegenerativas e o próprio câncer”, explica o médico oncologista, Thayles Vinícius Moraes.
De acordo com a OMS, todos os anos, mais de 40 milhões de pessoas morrem por problemas de saúde que poderiam ser evitados. As principais causas são: doenças cardiovasculares, cânceres, diabetes, problemas respiratórios crônicos e de saúde mental.
“Pessoas que praticam atividades físicas, não bebem, não fumam, estão com o Índice de Massa Corporal (IMC) ideal e que tem alimentação balanceada, conseguem reduzir até 40% o risco de desenvolvimento de alguns tipos de cânceres e também doenças crônicas”, reforça o especialista.
Quem já possui diagnóstico de doenças como hipertensão, diabetes e obesidade devem monitorar a saúde com atitudes preventivas com mais atenção, porque a partir dessas comorbidades, se não controladas há possibilidade de complicações futuras como amputação de um membro, no caso do diabético; um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em quem tem hipertensão, e problemas cardiovasculares em quem possui obesidade.
A Organização Mundial da Saúde projeta que a partir de 2030 o câncer se tornará a maior causa de morte no mundo ― uma doença que não pode ser evitada em 100% das ocorrências, pois depende de múltiplos fatores, mas, se diagnosticada precocemente, tem mais de 95% de chances de cura para os principais tumores.
“Precisamos resgatar conceitos da medicina antiga que se propõe a sentar, ouvir as queixas e responder as dúvidas dos pacientes com atenção e respeito. Quando falamos de prevenção, precisamos mostrar com dados a importância de medidas preventivas, e fazê-los entender que a mudança de hábitos traz benefícios para saúde física e mental”, finaliza o oncologista.
Dicas de prevenção de doenças
• Pratique atividades físicas regularmente (escolha a que você mais gosta e se identifica. Pode ser caminhada, ciclismo, hidroginástica, pilates, corrida);
• Busque uma alimentação saudável rica em grãos e peixe (procure um nutricionista e faça uma dieta específica, conforme sua necessidade);
• Combata a obesidade (fator de risco para o surgimento de uma série de outras doenças);
• Pare imediatamente de fumar;
• Reduza a ingestão de bebidas alcoólicas;
• Tenha um sono reparador;
• Controle a ansiedade e o estresse;
• Procure um bom médico e converse com ele sobre os exames disponíveis para rastreamento e diagnóstico precoce de doenças;• Se cuide! Uma vida saudável reduz drasticamente os riscos de doenças.