Os moradores de um pequeno vilarejo na zona rural de Coluna, cidade de cerca de 8,8 mil habitantes da região do Rio Doce, em Minas Gerais, se revoltaram depois que um homem de 49 anos matou um cachorro a pauladas, em frente a um bar, e ameaçou de fazer o mesmo com quem tentasse impedi-lo. O crime aconteceu na última sexta-feira (7 de abril), mas só foi denunciado no último sábado (8), depois que um dos moradores resolveu procurar o quartel da cidade após o suspeito ameaçar matar outros dois animais, filhotes da cachorrinha assassinada.
Segundo a Polícia Militar (PM), o denunciante vive na comunidade rural de Córrego do Japão e contou que, no dia anterior, o suspeito conhecido como “Circi” teria espancado o cão com um pedaço de pau e, em seguida, arrastado o animal pelas patas e jogado dentro de um milharal. O crime foi cometido na frente de diversas pessoas, que até tentaram intervir, mas acabaram sendo amedrontadas pelo suspeito, que disse: “Meto pau nesse cachorro e meto o pau em quem achar ruim”.
Ainda segundo o relato dos moradores à polícia, tratava-se de uma cadelinha de rua, que era alimentada por uma moradora juntamente de dois filhotes. Uma câmera de segurança teria flagrado o crime e será usada pela polícia. Já na manhã de sábado, o suspeito teria então passado a tentar matar os filhotinhos.
Suspeito confessou o crime
Diante da denúncia recebida, a PM então se deslocou até a comunidade rural, onde o suspeito acabou sendo localizado. Ao ser indagado sobre o ocorrido, ele imediatamente confessou o crime, dizendo que matou o animal com um pedaço de pau e que o arrastou e jogou em um lote.
Com isso, os policiais deram voz de prisão em flagrante pelo crime de maus tratos aos animais. A Lei Sansão (14.064/2020), de autoria do deputado federal Fred Costa (Patriota), endureceu a pena para quem maltrata animais de estimação no Brasil. A legislação estabelece pena de reclusão entre dois e cinco anos e multa e para quem comete maus-tratos a animais. Antes, a reclusão prevista era de três meses a um ano.
Fonte: O Tempo.



















