O mineiro conviveu com baixas temperaturas nesta semana, principalmente durante as manhãs e as noites. Houve recordes de frio, com temperaturas negativas em cidades no Sul do Estado e sensação térmica negativa em Belo Horizonte. E o fim de semana não será diferente em todo o Estado. O tempo seco também requer cuidado redobrado com a hidratação.
Conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Belo Horizonte, no sábado (20) e no domingo (21) as mínimas devem ficar na casa dos 10 ºC, podendo bater o recorde de frio do ano — a menor temperatura em 2023 ocorreu nesta sexta: 10,1 ºC na estação da Pampulha. As temperaturas máximas no fim de semana devem ficar na casa dos 25 ºC.
Segundo o meteorologista Lizandro Gemiacki, do Inmet, o frio é causado pela “atuação do fenômeno de alta pressão subtropical”, que impede o fluxo de ar quente, resultando em temperaturas mais baixas. Outra característica é a amplitude términa — diferença entre as temperaturas mínimas e máximas.
A previsão é de que, a partir da próxima semana, as temperaturas comecem a subir gradativamente. Na segunda (22) e na terça-feira (23), as temperaturas mínimas em Belo Horizonte devem ficar na casa de 12 °C, enquanto as máximas sobem para 26 ºC.
Interior de Minas
Conforme o Inmet, no sábado e no domingo, as regiões Sul, Sudoeste e Campo das Vertentes terão céu claro com geada em pontos isolados. O céu fica parcialmente nublado a claro com névoa úmida ao amanhecer na Zona da Mata, Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha. Nas demais regiões, o céu fica claro com névoa seca à tarde.
As temperaturas podem atingir cerca de 1 ºC em cidades do Sul de Minas, como Camanducaia — onde está o distrito de Monte Verde. As máximas nessa região devem ser de 20 ºC.
Tempo seco
Com a umidade relativa do ar mínima na casa dos 30% em praticamente todo o Estado, a população deve ter cuidado redobrado com a hidratação. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade ideal para a saúde dos seres humanos deve estar entre 50 e 60%. Confira cuidados recomendados pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil:
- Evite locais fechados e com aglomeração de pessoas para evitar a propagação de doenças respiratórias, como gripes e resfriados;
- Lave as mãos com frequência.
- Beba água regularmente, mesmo sem sentir sede, pois o ar frio pode desidratar o corpo mais rapidamente;
- Esteja atento à previsão do tempo e vista-se adequadamente antes de sair de casa;
- Mantenha crianças, idosos e animais de estimação bem agasalhados.
Fonte: O Tempo.