Faltando menos de dez dias para o fim da campanha de vacinação contra a gripe, Minas faz novo alerta para a urgência da proteção de crianças e adultos, principalmente diante das quedas de temperatura dos últimos dias. Menos da metade das doses disponibilizadas aos municípios foi aplicada. Neste ano foram confirmadas quatro mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave.
Toda a população a partir de 6 meses pode receber o imunizante contra a Influenza. Nessa segunda-feira (22), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) reforçou que as campanhas contra a gripe, e também contra Covid-19 e meningite C, estão em andamento e pediu à população que compareça aos postos.
“A vacinação é a principal forma de prevenção destas doenças. As vacinas são seguras e eficazes e estão disponibilizadas nas Unidades de Saúde. Procure a Unidade de Saúde mais próxima da sua residência e leve o cartão de vacinação. Cada município tem autonomia para implementar estratégias de vacinação em seu território”, disse a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Josianne Gusmão.
Bivalente
A campanha contra a Covid com a dose bivalente foi intensificada em fevereiro. A dose é eficaz contra novas cepas do coronavírus. Nesse caso, podem ser vacinados maiores de 18 anos com pelo menos duas doses do esquema primário.
Já a ampliação temporária do grupo para a meningite C termina em 30 de julho. A vacina é disponibilizada regularmente na rotina do calendário nacional para as crianças de três e cinco meses, com uma dose de reforço aos 12. Com a ampliação temporária, a vacina foi disponibilizada também para pessoas de 16 anos ou mais não vacinadas. Até o momento, Minas Gerais recebeu 2,7 milhões de imunizantes, com aplicação de 1,7 milhão.
A cobertura vacinal da vacina meningocócica C em 2023, até março, é de 79,82% para crianças menores de 1 ano de idade, e de 76,63% para crianças de 1 ano de idade. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95%. Até 19 de maio, foram registrados 193 casos de meningite no Estado.
Fonte: Hoje em Dia.