A Vigilância em Saúde de Manhuaçu, na Região da Zona da Mata, em Minas Gerais, disse que um homem de 54 anos morreu por febre maculosa. A prefeitura confirmou a informação na quinta-feira (1º) e falou que ele tinha hipertensão e diabetes (leia abaixo).
A doença infecciosa é transmitida pelo carrapato-estrela, um parasita de animais, como as capivaras, mas tem cura, desde que tratada no início dos sintomas, que são febre, dor de cabeça e no corpo e, em alguns casos, manchas vermelhas na pele.
“Todo óbito por arbovirose, quer dizer por dengue, chikungunya, zica ou febre amarela são óbitos a serem investigados para poder fechar um diagnóstico conclusivo e ter um controle e um conhecimento real da doença”, explicou a coordenadora de Vigilância em Saúde Manhuaçu, Maria Cristina Caldeira.
Em nota, a Prefeitura de Manhuaçu confirmou que “o paciente do sexo masculino tinha 54 anos e possuía comorbidades, como diabetes, hispertensão e cardiopatia. Era morador do bairro Nossa Senhora Aparecida, mas relatou ter tido contato com áreas com presença de carrapatos, como o bairro Ponte da Aldeia e Bom Pastor, ambas próximas ao rio.
A Prefeitura de Manhuaçu ainda informa, que a melhor forma de prevenção é evitar ir em locais que possam ter infestação de carrapatos, e que caso não seja possível, fazer uso de repelente, associado ao uso de roupas compridas e claras, além de equipamentos de proteção, como o uso de botas. Outra forma de prevenção é a capina e limpeza de pastos e lotes.”
Fonte: Globo Minas.