Na noite de sábado, 17, os policiais militares do 36º Batalhão da Polícia Militar, em Vespasiano/MG, receberam informações anônimas de um morador do bairro Nova Cachoeira, em São José da Lapa/MG, sobre a prática de comércio de drogas.
Ao chegarem ao local, os militares realizaram um monitoramento à distância de aproximadamente 100 metros e observaram intensa atividade suspeita relacionada ao comércio de entorpecentes. Os indivíduos estavam próximos a uma quadra de esportes e a uma praça na Alameda dos Gaúchos, deslocando-se entre a praça e os becos próximos.
Os militares notaram a chegada de motocicletas, carros e pessoas a pé ao local. Os indivíduos envolvidos no comércio de entorpecentes se dirigiam a essas pessoas, indicando que o local era realmente um ponto de venda de drogas.
Entre os indivíduos que atuavam no ponto de venda, os militares conseguiram identificar um indivíduo vestindo calça e blusa pretas.
Com o apoio de outra equipe policial, foi realizada a abordagem dos indivíduos presentes no local. Ao perceberem a aproximação das viaturas, eles fugiram correndo, mas os policiais conseguiram alcançar e abordar um dos alvos.
Durante a busca pessoal, os militares encontraram no bolso direito da calça a quantia de R$834,00 em notas trocadas, além de um celular iPhone descrito em campo parametrizado.
Em seguida, com o apoio da equipe de Operações com Cães (ROCCA) e da cadela Leona, foram encontradas em uma calha próxima ao local onde os suspeitos se movimentavam 47 buchas de uma substância semelhante a maconha (Cannabis sativa) e 58 microtubos contendo uma substância semelhante a cocaína. Todos esses materiais foram devidamente descritos em campo parametrizado específico.
Diante dos fatos, o homem a foi detido e informados seus direitos constitucionais e integridade física. Ele, juntamente com os materiais apreendidos, foi encaminhado à autoridade policial competente para as providências legais cabíveis.