Pesquisa inédita realizada no âmbito do programa Alfabetiza Brasil, do Ministério da Educação (MEC), com avaliações feitas em 2021, permitiu um “raio X” da alfabetização no Brasil. Dados mostram que 56,4% das crianças de 7 anos no país não estão alfabetizadas, quase 6 em cada 10 estudantes nessa faixa etária.
O levantamento revelou ainda que os brasileiros estão nas últimas colocações no PIRLS, um exame internacional que avalia o nível de leitura de crianças do 4º ano. Para reverter o quadro, o governo federal lançou o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, cujo objetivo é garantir que os alunos de 6 e 7 anos aprendam a ler e a escrever.
A nova política pretende beneficiar 4 milhões de estudantes de 4 e 5 anos de idade, em 80 mil escolas públicas; 4,5 milhões de 6 e 7 anos, em 98 mil escolas públicas e 7,3 milhões de 8 a 10 anos de idade, em 98 mil escolas públicas.
As estratégias para destinação de recursos (R$ 2 bilhões) serão definidas por estados e municípios. Serão distribuídas 7.223 bolsas para os professores “articuladores” de cada região que farão reuniões com o MEC e acompanharão o processo de implementação do programa, com a distribuição de materiais didáticos, combate às desigualdades regionais, dentre outras coisas.
Fonte: Hoje em Dia – Foto: Lucas Prates