fbpx

Pastor que coordenou fórum contra pedofilia é preso suspeito de abusar sexualmente de adolescentes em BH

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O ex-coordenador do Fórum de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes de Minas Gerais (Fevcamg) foi preso nesta quarta-feira (21) em Belo Horizonte suspeito de estupro de vulnerável. Segundo a Polícia Civil, ele também é pastor, professor da rede municipal e instrutor em um projeto de circo. 

As investigações começaram depois que um homem, hoje com 23 anos, procurou a polícia para denunciar que tinha sido vítima de abuso sexual, cometido por Moisés, na adolescência. 

A instituição apurou o caso e descobriu outra vítima, de 13 anos. A mãe do adolescente disse que o filho conheceu o suspeito após frequentar a igreja onde ele atua como pastor. O investigado chamou o jovem para participar do circo e, depois, passou a levá-lo para a casa dele, no bairro Horto Florestal, na Região Leste de BH.

“Por diversas vezes, esse adolescente dormia na casa do investigado. A genitora começou a achar estranho. Ela começou a pesquisar mensagens no celular do menor e viu que o suspeito enviava dinheiro para ele. Com muito custo, o menor relatou que era vítima de abuso sexual praticado pelo investigado”, explicou a delegada Thais Degani, responsável pelas investigações.

De acordo com a policial, a mãe do adolescente procurou o pastor, e ele teria oferecido dinheiro para ela não denunciar o caso. Ele também é suspeito de ter ameaçado a vítima. 

Mais vítimas

As investigações seguiram, e outras duas vítimas foram identificadas e prestaram depoimento – uma com 20 anos e outra de 18, que estava na casa do suspeito no momento do cumprimento do mandado de prisão. 

Segundo a Polícia Civil, o homem atuava sempre da mesma forma: depois de conviver com as vítimas na igreja, as atraía para o circo e, depois, para a própria casa. Como pastor e coordenador de um fórum contra a pedofilia, ele conquistava a confiança de crianças e adolescentes e dos pais. 

“Ele falava: ‘Não adianta vocês contarem nada para ninguém porque ninguém vai acreditar. Eu sou uma pessoa influente, devota à causa contra a pedofilia’. Ele é criador de vários fóruns contra a pedofilia, tem medalhas e homenagens em sua residência, da Assembleia Legislativa e de outros órgãos. Ele tem entrevistas, é mediador de debates contra a pedofilia com autoridades”, disse a delegada.

A Polícia Civil acredita que os abusos aconteciam há pelo menos 10 anose que o suspeito tenha feito outras vítimas ainda não identificadas. Materiais apreendidos na casa dele, como o celular, podem contribuir para as investigações. 

De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o suspeito foi encaminhado a um presídio de Ribeirão das Neves, na Grande BH, nesta quarta-feira.

A defesa dele ainda não se pronunciou.

Fonte: Globo Minas.

Encontre uma reportagem