O Hospital Municipal de Sete Lagoas foi, mais uma vez, alvo de criminosos na noite desta quinta-feira, 29 de junho. Criminosos estiveram na unidade de saúde pública responsável pelo atendimento de mais de 30 municípios e furtaram equipamentos que são fundamentais para garantir o conforto de quem está internado em uma UTI. O crime foi registrado pela polícia e o local da ocorrência já foi periciado.
Foram furtados três condensadores de ar condicionado que estavam instalados na área externa da UTI. Estes equipamentos são indispensáveis para manutenção da climatização de uma das mais importantes unidades de terapia intensiva do hospital. “O Hospital Municipal é uma unidade Hospitalar tipo II com pronto atendimento de urgência e emergência que funciona ininterruptamente nas 24 horas do dia sendo a única porta aberta referência em alta complexidade neurocirúrgica, AVC, trauma e politrauma nesta nesta região”, explica Cíntia Andrade, coordenadora da Rede de Urgência e Emergência.
A Prefeitura de Sete Lagoas vem investindo pesado para aumentar a estrutura de atendimento do Hospital Municipal. Além de novas alas e salas de blocos cirúrgicos, novos recursos tecnológicos são implantados para modernizar procedimentos e aumentar a capacidade de atendimento. Grande parte deste investimento ocorre exatamente onde os criminosos atacaram.
Os novos equipamentos demandam a utilização de carga de energia elétrica e, por isso, a sua ausência pode aumentar significativamente a temperatura local. “Para proteger a integridade dos pacientes, é indispensável a climatização dentro dos parâmetros que asseguram não apenas o conforto, mas também questões relacionadas à propagação de microrganismos e a manutenção do funcionamento dos próprios equipamentos sem que haja o superaquecimento dos mesmos”, explica Cíntia Andrade.
A ocorrência gerou revolta na direção e servidores que trabalham no hospital. A falta dos aparelhos coloca em risco o funcionamento de três leitos de UTI. “Lamentamos e informamos à população que estamos trabalhando intensamente para oferecer a mais digna assistência aos nossos usuários. Ficamos consternados com o risco provocado, mas providenciamos uma verdadeira força-tarefa para corrigir e evitar prejuízos imensuráveis que vão muito além destes valores financeiros”, ressaltou Cíntia Andrade.
Qualquer informação que leve aos aparelhos furtados ou aos criminosos é bem vinda e pode ser feita de forma anônima pelo 190.