fbpx
sábado, 5 de outubro de 2024

Contato

Casos de raiva em Minas Gerais alertam para cuidados em áreas verdes nas férias

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

registro de casos positivos de raiva em Minas Gerais reforça a necessidade de cuidados com a segurança da criançada durante as atividades de lazer em áreas verdes no período de férias. Especialistas alertam que uma simples lambida de um animal contaminado pode transmitir o vírus que é fatal em cerca de 100% dos casos

Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) mostram que 60 animais já morreram por raiva neste ano em Minas. Há ainda o caso de um homem, de 60 anos, que morreu após contaminação, em Mantena, no Leste do Estado, em abril. Em Belo Horizonte, foram sete diagnósticos positivos para a infecção em morcegos

Os casos ligam o alerta para a circulação do vírus da raiva também no ambiente urbano. O diretor de Zoonoses da prefeitura, Eduardo Viana, explica que os números não caracterizam um surto de raiva na capital. No entanto, ele diz que a realidade reforça a necessidade de manter as ações preventivas.

“Não é um surto, mas a gente tem uma série histórica em relação a ocorrência de detecção em morcegos. Isso serve para nos alertar com relação a mantermos atitudes preventivas. BH não está livre do risco, em 2021 e 2022 voltamos a ter registro da doença em cães e gatos, o que não acontecia desde a década de 80”, explica. 

Segundo o especialista, a população deve estar atenta, principalmente, a importância de vacinar os animais domésticos. “A PBH oferece a oportunidade na campanha, que deve acontecer em setembro deste ano. Mas, paralelamente, temos postos com a vacina disponível espalhados pela cidade. A vacina é a forma de evitarmos a contaminação da doença. No caso dos animais de rua, nós realizamos ações para imunizá-los. No ano passado, apenas no Parque Municipal, conseguimos vacinar 300 gatos que vivem na área verde. 

Fonte: O Tempo.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.