fbpx

Dados pessoais e jornada de trabalho dos professores da rede estadual vazam na internet

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Um suposto vazamento de dados preocupa os professores da rede estadual, em Minas Gerais. As informações pessoais e de cadastro dos servidores da educação se tornaram públicas e circularam as redes sociais, depois que foram publicadas por um portal na internet. A denúncia foi realizada nesta quinta-feira (13).

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SIND-UTE) acionou o Ministério Público. Segundo a entidade, o vazamento configura “crime de assédio moral e fere direitos fundamentais de liberdade e privacidade do trabalhador e da trabalhadora”.

O documento, de acordo com o SIND-UTE, traz uma lista com a relação de todos os professores da educação básica. Divulga também o controle da jornada desses profissionais, com o respectivo acesso a uma plataforma utilizada pelo governo de Minas nas atividades on-line. A publicação foi feita no domínio de uma instituição de fomento à educação, que é parceira do estado.

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) informou que não fez a divulgação da listagem e que está apurando a situação. A pasta reforçou o compromisso em “respeitar e garantir o sigilo de dados de todos os seus servidores, de acordo com o que é posto na Lei Geral de Proteção de Dados”. A SEE não se manifestou sobre a acusação de assédio moral.

Página na internet divulgou dados dos professores da rede estadual — Foto: Reprodução

O Instituto Unibanco, parceiro do governo e responsável pelo portal que publicou as informações, afirmou que um incidente disponibilizou os dados de forma equivocada.

“Assim que tomou conhecimento do erro, a organização agiu rapidamente para corrigi-lo e restabelecer a segurança do sistema em questão”, divulgou em nota.

A reportagem questionou a origem dos dados e como a instituição teve acesso a essas informações. O Instituto respondeu que tem acesso justamente por meio da parceria com a SEE.

“O sistema onde as informações são inseridas é acompanhado pela secretaria, com o objetivo de acompanhar as atividades realizadas no ensino remoto”, completou.

Encontre uma reportagem