Uma família de Matozinhos quer esclarecimentos da Secretaria de Saúde sobre a morte de José Jorge de Sá, morador do bairro São Paulo, vítima da COVID-19. Segundo parentes, um possível erro no sistema teria sido o motivo da não transferência do paciente para a UTI em duas oportunidades. A Prefeitura de Matozinhos enviou uma nota sobre o assunto.
Segundo a sobrinha Luciana, José Jorge deu entrada na UPA no dia 30 de abril com dificuldades para respirar. “Assim que ele chegou à unidade de saúde, informamos que ele tinha problema nos rins. Quando foi no domingo informaram que não constava na ficha esse problema de saúde. No dia 02 de maio, um parente nossa conseguiu uma vaga na CTI de Vespasiano, mas surgiram contratempos, pois o nome dele não constava no sistema, e a vaga foi preenchida por outra pessoa”, contou.
No dia seguinte, 03 de maio, segundo Luciana, outra vaga teria sido aberta para ele em Belo Horizonte, mas, novamente, devido ao erro no cadastro não houve a transferência que, segundo os familiares, poderia ter salvado a vida dele. “Parece que o nome não constava ou estava errado, mas isso não permitiu a transferência, e mais uma vez a vaga foi preenchida por outro paciente”.
Questionada pela reportagem se os familiares procuraram a Secretaria de Saúde para esclarecimento dos fatos, Luciana respondeu que não! “Não sabíamos como proceder naquele momento. Procuramos a UPA para resolver, mas não tivemos respostas. Acreditamos que se ele tivesse sido transferido estaria fazendo hemodiálise no CTI”, informou.
O Sr. José Jorge, de 66 anos, morador do bairro São Paulo, faleceu no dia 04 de maio após complicação em decorrência da COVID-19. “Queremos saber o que aconteceu. Estivemos em dois hospitais e os médicos disseram que o caso dele não constava no sistema”, concluiu.
O OUTRO LADO
A Prefeitura de Matozinhos, através da Coordenação de Enfermagem de Urgência e Emergência da Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas esclarece que o paciente Sr. José Jorge de Sá foi admitido na unidade às 14h54min do dia 30/04/2021, sendo avaliado pelo médico plantonista e medicado, conforme a prescrição, e realizado a revisão laboratorial para análise e avaliação do quadro clínico.
O paciente foi cadastrado na Central de Leitos no dia 01/05/2021, às 10 horas e 34 minutos, com descrição de Clínica Complementar para UTI II ADULTO COVID-19, permanecendo desde então, sempre cadastrado na Central de Leitos com as devidas evoluções clínicas.
Informamos ainda que no dia 04/05/2021 os familiares do paciente procuraram a UPA 24h alegando que o senhor não estava cadastrado na Central de Leitos e que haviam conseguido vaga no Hospital da Santa Casa. No entanto, a equipe da UPA apresentou o registro no sistema realizado desde o dia 01/05/2021 e no mesmo instante, entrou em contato com o Núcleo Interno de Regulação – NIR do Hospital Santa Casa sendo avisado que não havia nenhuma vaga de CTI e enfermaria disponíveis.
Por fim, a coordenação ressaltou aos familiares que todo o processo de cadastro e evolução estavam sendo realizados de forma adequada e que aguardava a disponibilidade de vaga pela Central de Leitos para transferência, reafirmando que toda a assistência necessária ao paciente seria mantida pela unidade.
A coordenação da UPA 24 horas de Matozinhos ressalta que está trabalhando incansavelmente para assegurar a assistência e atendimento a todo paciente e que preza pela veracidade das informações e apoio aos familiares. Reitera ainda, que em nenhum momento, dificultou o assentimento da vaga ou deixou de averiguar as informações passadas pela família. No entanto, em todas as tentativas para a validação da vaga, não houve a confirmação da disponibilidade do leito nos contatos realizados com os hospitais indicados.