fbpx
sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Contato

Polícia Militar de Minas Gerais recebeu um trote a cada dois minutos em 2023

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A Polícia Militar de Minas Gerais recebe 891 trotes por dia em 2023. Em um recorte mais amplo, o montante chega a 160 mil ligações falsas nos seis primeiros meses deste ano, o que dá uma média de uma comunicação falsa a quase cada dois minutos. Já em 2022, foram mais de 380 mil trotes. Os dados são da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp).

Ainda segundo levantamento solicitado pela Itatiaia junto à Sejusp, os números 190 (Polícia Militar), 193 (Corpo de Bombeiros) e 197 (Disque Denúncia da Polícia Civil) são os principais alvos de ligações com denúncias falsas.

Chefe da Sala de Imprensa da Polícia Militar, o tenente Lucas Coutinho alerta para os prejuízos causados por esses trotes. 

“Cada acionamento falso da PM deixa de resguardar a sociedade em termos de segurança pública. Imagine acionar a polícia com uma ocorrência de urgência verdadeira, e o atendente pedir para aguardar uma viatura que se deslocou para uma história falsa. Esse é o prejuízo de tempo para a PM e de segurança para quem necessita do nosso trabalho. É um prejuízo incalculável”, completa o tenente. 

As autoridades orientam que os números de atendimento da polícia devem ser acionados em casos de necessidade imediata ou socorro rápido. São ligações gratuitas que cobrem todo o território nacional. Ao receber um chamado, os policiais militares fazem uma breve filtragem dos relatos, para avaliar as situações que precisam de pronta intervenção.

Entretanto, de acordo com os agentes, muitos utilizam desse serviço como brincadeira e de forma desonesta. 

“É importante alertar pais e responsáveis pois a maioria dessas ligações vem de jovens e adolescentes. Temos que conscientizar em casa e explicar que essas brincadeiras são criminosas e implicam na vida de muitas pessoas. É válido falar também que, além da reclusão de um a seis meses, as multas com valores altos são em nome dos titulares da linha, muitas das vezes os próprios pais”, alerta Coutinho.

Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais também sofre com o mesmo problema. De acordo com dados divulgados, somente neste ano, a corporação recebeu mais de 10 mil trotes. Desses, 8.256 foram em forma de ofensas, 2.020 com outras tentativas e 485 com notícias falsas.

Vale destacar que o ato de passar trote telefônico para a polícia, que ocasione o deslocamento de uma viatura configura o crime de Comunicação falsa de crime, que se enquadra no artigo 340 do Código Penal, com pena prevista de detenção de um a seis meses, ou multa

Fonte: Itatiaia.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.