Na última semana, a Sicredi Região da Produção, com sede do Rio Grande do Sul, recebeu lideranças de Minas Gerais como parte da programação dos 40 anos da cooperativa, comemorados neste sábado, 29 de julho. Entre as lideranças, estiveram representantes de entidades e coordenadores de Núcleo dos municípios de Lagoa Santa, Sete Lagoas, Pará de Minas, Pedro Leopoldo, Matozinhos e Funilândia.
O grupo começou a jornada em Porto Alegre, capital Estado, conhecendo o CAS – Centro Administrativo do Sicredi. Um fato interessante, é que o prédio foi eleito o mais sustentável do Brasil, e hoje é local de trabalho de mais de 3.500 colaboradores que apoiam as agências Sicredi no Brasil inteiro.
Durante a visita, o grupo também conheceu a Fundação Sicredi, que tem o propósito de manter viva a essência do cooperativismo na cultura da instituição financeira por meio de iniciativas educacionais, culturais, sociais e sustentáveis. Os mais de 15 programas sociais são voltados ao impacto positivo nos associados e nas comunidades onde o Sicredi atua. Ainda em Porto Alegre, conheceram o espaço de trabalho da Central Sicredi Sul/Sudeste, que atua no apoio estratégico da cooperativa.
A comitiva conheceu as instalações da Sede da Sicredi Região da Produção, localizada em Sarandi/RS e tiveram um bate-papo com o Presidente Saul Rovadoscki e diretoria executiva, sobre o crescimento e evolução da cooperativa nos últimos anos, além do plano de expansão para Minas Gerais. “Experiência extraordinária, conhecer o cooperativismo na ponta, entendendo a grandiosidade desse sistema cooperativo, foi uma oportunidade fantástica”, comentou Laura Cristina Vieira de Oliveira, represente da APAE de Pará de Minas.
A viagem proporcionou à comitiva experiências culturais e gastronômicas, como a apresentação de danças folclóricas e pratos típicos.
Finalizando a programação em solo gaúcho, o grupo esteve presente na comemoração oficial dos 40 anos da Cooperativa, que reuniu mais certa de 700, entre representantes das cooperativas coo irmãs do Sicredi, conselheiros, sócios fundadores, familiares e autoridades dos municípios de atuação no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais.
No evento, o Presidente da Sicredi Região da Produção, Saul Rovadoscki, resgatou a história da cooperativa, passando pelos principais pontos da trajetória de quatro décadas.
“O momento foi para celebrarmos o aniversário da Cooperativa, mas também para agradecer aos 26 fundadores, que em 1983 acreditaram no cooperativismo de crédito para desenvolver a região. Nosso agradecimento a todos que fizeram e seguem fazendo parte dessa trajetória, como colaboradores, associados, conselheiros e incentivadores do Cooperativismo, que possamos seguir impactando positivamente a vida das pessoas e auxiliando no desenvolvimento das comunidades e das regiões”, afirma o Presidente da cooperativa, Saul Rovadoscki.
O Diretor Executivo Marcos Dorigon, lembrou o propósito da cooperativa que é agregar renda e melhorar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades “Nosso foco são as pessoas, número são consequência. Todos os dias abrimos as portas para atender as necessidades dos nossos associados, é assim que colocamos nosso propósito em prática, ofertando taxas mais justas, distribuindo resultado e fomentando a economia dos municípios com nossos produtos e serviços, aliados aos 15 programas sociais”
Após as homenagens, o palestrante Thomas Eckschmidt, fundador do movimento capitalismo consciente no Brasil, trouxe a temática para o evento, conectando o capitalismo consciente com o cooperativismo. “Alguém plantou a árvore de hoje para passássemos pela sombra. É nossa responsabilidade semearmos novas árvores para que as novas gerações caminhem pela sombra.”