fbpx

Entenda os impactos da queda da Selic sobre investimentos

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Em um momento de início de ciclo de queda da taxa básica de juros, surgem dúvidas sobre como serão os cenários econômicos para os próximos meses. A Taxa Selic baixou de 13,75% para 13,25% ao ano, percentual definido nesta semana pelo Comitê de Política Monetária (Copom).

Apesar de passar pela primeira redução em três anos, a Selic continua em patamar elevado e, portanto, favorável para fazer o dinheiro render em investimentos financeiros. Quando está em alta – acima de 10% ao ano –, ela estimula que as pessoas guardem dinheiro, a fim de diminuir o consumo no dia a dia para controlar a inflação e ter menos ajustes nos preços de bens e serviços.

Onde investir neste semestre

Diante das previsões de um declínio gradual da Selic pelo menos até o primeiro semestre de 2024, opções de investimento mais conservadoras – como o Recibo de Depósito Cooperativo (RDC) e os Fundos de Renda Fixa – se tornam atrativas a médio e longo prazo. É o que explica o gerente de Captação da Sicredi Região da Produção, Humberto Canova.

— As modalidades mais conservadoras têm potencial de rentabilidade com uma segurança maior, menor oscilação e um percentual significativo de ganhos para proteger, bem como fazer com que cresça, o volume investido. É um excelente momento para ampliarmos ainda mais o olhar sobre a diversificação da carteira. Por exemplo: investir uma parte do dinheiro em pré-fixados e travar agora o percentual contratado, e outra parte em pós-fixados, onde o recurso vai acompanhar a Selic, não menos interessante e mantendo o potencial de rentabilidade —, pontua Canova.

Perfil do investidor precisa ser analisado

Para o gerente de Captação, não existe somente uma opção mais indicada para receber investimentos neste segundo semestre de 2023, no qual a Selic continua elevada. “É muito importante que a gente analise os objetivos de vida e o perfil do investidor, seja ele conservador, moderado ou arrojado. Mesmo com o cenário de queda da Taxa Selic nos próximos meses, temos perspectivas de manter os juros reais acima da média dos anos anteriores. Estamos traçando a nossa projeção de fechamento da Selic em 12% até o fim de 2023 e 9,5% para 2024. Lembrando que o Sicredi faz parte do Top 5 de projeções econômicas do Banco Central há seis anos consecutivos”, observa.



Rentabilidade, segurança e solidez

Detentor de excelentes classificações nas principais agências de risco, o Sicredi tem um dos perfis de crédito mais seguros e menos arriscados, além de oferecer aos investidores a solidez de mais de 120 anos de história.

O Sicredi ainda consegue entregar rentabilidades acima da média do mercado por ser um sistema cooperativo, no qual o associado ganha participação nos resultados da sua cooperativa e contribui para o fortalecimento da economia local. Isso porque o dinheiro investido no Sicredi fica nas comunidades de atuação, sendo também aplicado em programas que incentivam o desenvolvimento social.

Encontre uma reportagem