O governo federal vai anunciar nesta sexta-feira (10) o projeto do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e, em Minas, 12 obras serão contempladas. A coluna teve acesso à lista que será divulgada na cerimônia de lançamento do novo programa – e apurou que, mesmo em meio a algumas turbulências políticas entre o governo Lula e a gestão Zema, todos os pedidos feitos pelo governo mineiro serão contemplados na programação.
Entre as obras mineiras que serão anunciadas nesta sexta, estão reformas e concessões de rodovias federais, a barragem de Gravatá, o projeto hidroagrícola de Jequitaí e a manutenção da concessão do metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (veja a lista completa no final da nota).
A articulação do governo mineiro junto à União pela inclusão das obras no novo PAC foi feita pelo secretário de Estado de Casa Civil, Marcelo Aro e durou meses, entre reuniões técnicas, políticas e apresentação de documentos pela viabilidade das obras pedidas.
Na cerimônia desta sexta, o governador Romeu Zema (Novo) e Aro não estarão presentes – a coluna apurou que os dois terão agendas no interior do Estado. O governo de Minas será representado pelo secretário-adjunto de Casa Civil, Firmino Júnior.
Ao todo, o governo federal estima que o programa contará com R$ 240 bilhões em investimentos públicos até 2026, sem contar eventuais recursos que ainda devem ser aportados por estatais.
Confira a lista completa das obras mineiras que serão contempladas no Novo PAC:
- Concessão das rodovias BR-381/MG entre BH e Governador Valadares
- Concessão Obras de ampliação e melhorias (trecho João Monlevade a Espirito Santo) da BR-262
- Prevista a restauração do trecho e estudo de concessão Relicitação da BR-262/MG (trecho de Uberaba a Betim)
- Concessão BR-040/495/MG/RJ – RIO – BH
- Concessão BR-040/GO/MG Rota dos Cristais
- Concessão Concessão das BRs 251/MG e BR 116/MG
- Concessão Projeto Hidroagrícola do Jequitaí
- Pavimentação e implantação da BR-367 (Pavimentação dos trechos Salto da Divisa a Almenara e Virgem da Lapa a Berilo)
- Adequação/Restauração e melhorias da BR-135 (Trecho Manga a Itacarambi)
- Construção de 57,41 km Barragem Rio Gravatá
- Empreendimento em estágio incipiente de desenvolvimento Pavimentação da BR-352 (Trechos não pavimentados de Patos de Minas a Goiânia) Empreendimento em estágio incipiente de desenvolvimento
- Manutenção da concessão do metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte
Fonte: Itatiaia.