fbpx

Alimentação Saudável: Manteiga x Margarina

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A manteiga e a margarina são produtos comumente consumidos. Mais comum ainda é a dúvida de qual é a opção mais saudável. E quem disse que uma é mais saudável que a outra? O que existe é uma diferença de componentes. Para entendermos os riscosprecisamos primeiro entender a diferença entre elas.

A manteiga é a gordura do leite, onde a nata do leite é batida, se tornando uma emulsão cremosa. A produção começa separando a nata do leite, ou seja, separando a gordura do restante dos componentes. Em seguida, a nata passa pela pasteurização, processo que eliminará as bactérias existentes. Assim, a manteiga é rica em gorduras saturadas e colesterol.

Já a margarina é obtida pela hidrogenação de óleos vegetais. Moléculas de hidrogênio são incorporadas as moléculas de gordura artificialmente, em uma temperatura muito elevada transformando a gordura insaturada em parcialmente saturada e trans (hidrogenadas). Contém gordura transjustamente para conferir um tempo maior de conservação e uma textura melhor.

Portanto, consumir a margarina com o objetivo de evitar o colesterol e as gorduras saturadas presentes na manteiga, pode não ser uma boa opção. Pois, as gorduras trans presentes na margarina inibem a ação de enzimas específicas do fígado, favorecendo a síntese do colesterol. Consequentemente, o consumo de margarina também pode propiciar o aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos e a diminuição do HDL-c (conhecido como porção boa do colesterol).

O problema não é consumir a manteiga ou a margarina e sim a quantidade consumida.Tanto a margarina quanto a manteiga são alimentos ricos em gorduras. Desde que utilizados com moderação os óleos e as gorduras contribuem para diversificar e tornar mais saborosa a alimentação sem que fique nutricionalmente desbalanceada.

Uma opção mais saudável é variar o consumo com outros produtos como queijos magros como a ricota, cottage e frescal, pois além de apresentarem teores mais baixos de gorduras, oferecem maiores quantidades de cálcio e proteínas.

Roberta Bianchinni é Técnica em Nutrição e Dietética pela escola III Millenium de Sete Lagoas, bacharel em Nutrição, formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e especialista em Nutrição Clínica e Hospitalar pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Grupo Santa Casa de Belo Horizonte. Contato: 031 9.8872 3586 / 031 3712 1495

Encontre uma reportagem