Nesta sexta-feira (15/9) é comemorado o Dia do Cliente em diversas cidades brasileiras. A celebração é fruto da iniciativa do empresário gaúcho João Carlos Rego, que queria homenagear o consumidor que é fiel ao comerciante. Aprovado há exatos vinte anos, em 2003, no Rio Grande do Sul, o dia já se tornou um marco para o comércio.
Assim como em outras datas comemorativas ao longo do ano, o e-commerce é um dos maiores beneficiados. No ano passado, o varejo on-line atingiu um faturamento de R$ 5,8 bilhões na semana de comemoração, diz um relatório da All Inn, empresa incorporada àWake, marca focada em clientes enterprise do grupo Locaweb Company.
A data pode ficar ainda maior nos próximos anos: um projeto de lei de 2019 quer oficializar a data em todo o território nacional. O texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados e está em análise no Senado.
Foco comercial
O projeto em tramitação cita o potencial comercial do Dia do Cliente, que poderia fazer parte do calendário que já conta com datas tradicionais como o Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal, Dia dos Namorados e Dia das Crianças.
Outra questão pontuada no texto seria o esclarecimento de temas como o cumprimento do Código de Proteção e Defesa do Consumidor e a conscientização da importância da economia formal. O projeto também cita a valorização e respeito ao cliente, reforçando a sua importância para que empresas prosperem, gerando emprego e renda.
Não é a mesma coisa que o Dia do Consumidor
O projeto também aborda a diferenciação entre o Dia do Cliente e o Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março. Essa segunda data foi criada nos Estados Unidos em 1962, a partir de um discurso feito pelo então presidente John F. Kennedy sobre a importância de se proteger os consumidores.
De acordo com o projeto que está em análise no Senado brasileiro, o consumidor é definido com a pessoa que compra somente para o seu próprio uso. Já o cliente, além de comprar com frequência de um mesmo fornecedor, pode adquirir algo para consumo próprio, para venda ou outro processo produtivo.
A escolha do dia 15 de setembro para comemorar o Dia do Cliente também foi estratégica, e tem o objetivo de estimular o consumo em um período que não tem um atrativo para o aumento de vendas. Ao oficializar a data, espera-se que empresas, entidades e profissionais liberais façam homenagens aos seus clientes, “o que irá gerar um incremento em áreas como propaganda e marketing, indústria do entretenimento e comércio de brindes”, diz o projeto.
Fonte: Grandes empresas e pequenos negócios.