Gol lança ‘aeronave verde’ e anuncia programa de 200% de reciclagem

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Duzentos por cento de reciclagem. Parece irreal, mas está é promessa da Gol a bordo de seus voos a partir de agora. Mas a companhia explica: por meio da parceria com a plataforma Eureciclo, ela vai garantir que cada embalagem, utilizada durante as viagens, será compensada em dobro. A ideia é similar à compensação de carbono, estratégia de sustentabilidade já tão difundida no mundo e também utilizada pela empresa, por meio da campanha #MeuVooCompensa. Nela, o passageiro pode compensar, financeiramente, a emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa, ainda inevitáveis na operação dos voos.

Além dessa iniciativa, a empresa anunciou uma nova aeronave verde, que vai cicular por todo o país, incentivando ações mais conscientes dos clientes. As novidades foram anunciadas durante uma coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (18/9), na Aerotech, em Confins (MG). 

Segundo André Cruz, vice-presidente de operações da Gol, a renovação que vem sendo feita da frotas, com a inserção do modelo Boeing 737 Max 8, contribui com a redução de 15% da emissão de carbono com o combustível.  Atualmente, as aeronaves são responsáveis por 30% da frota. São 39 aviões, com previsão de chegar a 75 até 2025.

Cruz também anunciou uma nova parceria com o Grupo Águia, hub de turismo. A partir deste mês, alguns times da série A, do Campeonato Brasileiro de Futebol masculino, terão 100% da compensação de seus voos. 

A imprensa, influencers e convidados, puderam conferir de pertinho a nova aeronave temática, 737 Max 8, da Gol. Em vez de adesivagem, foi relizada a pintura, o que garante a permanência por 10 anos da tinta. O interior inteiro é alusivo à campanha pela compensação de carbono.

Segundo Felipe Sobrinho, gerente de ESG da Gol, de 2021 até agora, a campanha #MeuVooCompensa levou à compensação de 15,4 mil toneladas de CO2 de maneira voluntária pelos clientes. Esse montante equivale a 3.856 hectares de floresta nativa conservados por um ano.

O primeiro voo da aeronave foi nesta segunda-feira (18/09), no trecho Belo Horizonte/Congonhas, em São Paulo. 

Gol usa estratégias diversas para descarbonização 

Além da utilização de aeronaves mais modernas, que propiciam menor consumo de combustível, a Gol também busca eficiência operacional, encurtando distâncias. Este movimento leva à redução de outros 3% de carbono, segundo Cruz. 

Só a compensação voluntária do carbono pelos clientes garante outros 18% de descarbonização do setor. Mas é o uso do combustível sustentável (SAF, Sustanaible Aviation Fuel) que leva à 64% da redução da emissão dos gases poluentes.

Em agosto a companhia anunciou o início do seu projeto-piloto de compra de créditos de carbono por outra empresa que já utiliza o SAF, no modelo conhecido como Book & Claim. O ‘combustível verde para aviões’ ainda não tem uma cadeia produtiva robusta no país.  As operações serão feitas junto à Vibra.

“[O setor] carece de um marco regulatório que traga não só a regulamentação específica, mas também a previsibilidade, escalabilidade e garantia a quem se predispor a produzir e aos clientes finais. É fundamental ter uma política pública forte pra ajudar no desenvolvimento”, defendeu André Cruz.

No ano passado, o Ministério de Minas e Energia (MME) apresentou uma proposta que estabelece uma meta para que, até 2027, todo combustível fóssil das operadoras aéreas passe a ter 1% de SAF na sua mistura.  

Clientes engajam campanha

De 2021 até agora, a campanha #MeuVooCompensa da Gol levou à compensação de 15,4 mil toneladas de CO2 de maneira voluntária pelos clientes. Segundo Felipe Sobrinho, gerente de ESG (Sigla em inglês para governança ambiental, social e corporativa) da Gol, esse montante equivale a 3.856 hectares de floresta nativa conservados por um ano.

O consumidor pode fazer a compensação no ato da compra, no check-in ou até depois de viajar e os valores são bem acessíveis, vão de R$ 7,90 a R$ 30. Um calculadora online fica disponível ao passageiro no site da companhia para estimar o dinheiro a ser investido. Após a troca, ele recebe um certificado da ação. Segundo os executivos, todo o valor é investido em ações de reflorestamento em biomas brasileiros.

O objetivo da Gol, firmado em 2021, é neutralizar 100% do carbono utilizado em suas operações até 2050.

Fonte: O Tempo.

Encontre uma reportagem