fbpx

Saiba o que fazer para refrescar cachorro ou gato no calor

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O inverno ainda não chegou ao fim, mas as temperaturas já começam a subir muito. Uma onda de calor vai atingir todas as regiões do Brasil, com os termômetros que podem chegar a 45°C. O instituto de meteorologia MetSul alerta que Minas Gerais e mais 14 estados estão em alerta de tempo quente, inclusive com risco à vida, principalmente para a população vulnerável, como enfermos e idosos. Mas, isso não prejudica só a saúde das pessoas. Por isso, é preciso saber o que fazer para refrescar o seu gato ou cachorro nesse período de calor intenso!

Os riscos também são grandes para os animais de estimação. Então, para saber mais sobre como refrescar seu cachorro ou gato nesse calorão, conversamos com especialistas para que orientem os tutores sobre como agir nesse tempo seco.

Como saber se o cachorro está com calor?

Por mais que os tutores devam sempre estar atentos, os cachorros demonstram sinais claros de que estão desconfortáveis com as altas temperaturas. Ofegância e prostração são algumas demonstrações. A médica veterinária e professora da UniBH, Pillar Gomide, explica como refrescar o cachorro no calor.

“Os cães normalmente procuram os lugares mais gelados da casa para se deitar. Por isso, é fundamental que eles tenham sempre água limpa disponível. E, enquanto as altas temperaturas prevalecem, eles não podem usar nenhuma roupa, para facilitar o contato do corpo com o solo”.

Já o médico veterinário, Rodrigo Palma, conta que os cães ficam com a língua pra fora quando sentem mais calor. “O ideal é colocar eles em locais mais ventilados. Ventilador e ar condicionado podem ser ligados, mas, com cuidados para não atingir os olhos. Cachorros de maior porte podem gostar de ficar em piscina e também tomar banho de mangueira. Só lembrar que, depois de refrescá-los, é preciso secar normalmente com uma toalha”, explica.

Saiba se gatos sentem calor

Cientistas apontam que os felinos são originários do Oriente Médio, vindo de muitos desertos. Mas, não se engane. Eles sentem calor sim. E a professora da UniBH conta um diferencial que precisa ser feito para refrescar os gatos no calor. “Os gatos não têm o costume de beber água. Por isso, precisamos estimular o consumo dele, colocando água em movimento à vista dele”, explica.

Cuidados durante o passeio

Colocar sapatos em gatos e cachorros para passear na rua durante dias de calor mais intenso não é indicado porque podem gerar riscos na coluna. Então, o passeio não deve acontecer? Nada disso. Rodrigo alerta que essas atividades precisam ser realizadas, mas nos horários mais tranquilos.

“O ápice solar é de 12h às 14h. Então, evite o sol nesses períodos. O chão esquenta muito, então há o risco do animal queimar as patas. O ideal é caminhar durante a manhã e na parte da noite, mas sempre sentindo a temperatura antes de passear com o pet”.

E sobre a alimentação?

Frutas podem ser incluídas, mas com alguns cuidados. Por isso, o recomendado é procurar o veterinário que cuida do próprio pet. “Cada animalzinho tem a própria restrição alimentar. Então, o ideal é fazer uma consulta para alterar a dieta, oferecendo algumas frutas e retirando um pouco da ração,” detalha Pillar.

O post Saiba o que fazer para refrescar cachorro ou gato no calor apareceu primeiro em BHAZ.

Encontre uma reportagem