Onda de calorão deve durar até o final de setembro

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Os meteorologistas indicam que, no Rio Grande do Sul, os temporais persistem até fim de semana, e o ápice da onda de calor no Centro-Sul do país está prevista para o mesmo período, entre sexta-feira (22) e domingo (24). Entretanto, conforme essas datas se aproximam, as previsões passam a deixar ainda mais claro o alerta de que a próxima semana também vai fazer o brasileiro a conviver com altas temperaturas. 

“O período muito quente deve se estender pela primeira semana da primavera e algumas áreas pelo interior do Brasil podem até conviver com temperaturas muito altas até quase o fim de setembro”, afirma a Climatempo.

A elevação dos termômetros tem relação direta com o El Niño muito mais rigoroso neste ano e com a Crise do Clima (causada pela emissão de gases de efeito estufa), que torna os eventos climáticos extremos mais comuns. Clique aqui para ler mais sobre o tema

Áreas afetadas pela temperatura atípica

De acordo com a Climatempo, temperaturas iguais ou acima dos 40°C serão registradas, “por vários dias”, em áreas como: 

  • norte do Paraná, 
  • oeste e norte de São Paulo, 
  • oeste de Minas Gerais (incluindo o Triângulo Mineiro), 
  • Mato Grosso, 
  • Mato Grosso do Sul, 
  • Goiás, 
  • oeste da Bahia, 
  • interior do Maranhão,
  • interior do Piauí, 
  • Tocantins, sul/leste do Pará, 
  • Rondônia.

“É preciso ter em mente que fazer 40°C em setembro no Centro-Oeste, Norte e interior do Nordeste é comum, não é nada demais. Mas, falar em 42°C, 43°C, 44°C, aí já é algo realmente especial, fora do comum”, afirma nota da Climatempo. 

A persistência da onda de calor em algumas regiões do Brasil na próxima semana também é destacada pela meteorologista Estael Sias, da MetSul. “O calor muito intenso vai ceder em algumas áreas já no começo da semana que vem, mas em outras deve persistir ao longo da próxima semana.

Fonte: Globo

Encontre uma reportagem