Uma pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Troposlab aponta que a pandemia da Covid-19 provocou uma série de problemas na saúde mental de empreendedores.
De acordo com o estudo desenvolvido pelo Departamento de Psicologia e pela Faculdade de Farmácia, os principais efeitos negativos foram:
- 76% dos empreendedores sentiam que tiveram a vida afetada ou muito afetada;
- 15% deles iniciaram uso de medicamentos (ansiolíticos, antidepressivos ou ambos);
- 73% disseram que tiveram queda nos rendimentos financeiros da família, sendo que destes 29% tiveram menos da metade do que antes;
- 45% responderam que o ambiente do negócio ficou mais incerto;
- 20% apresentaram sintomas médios e severos de sofrimento psicológico;
- As mulheres tiveram sintomas mais intensos em estresse, ansiedade e depressão, quando comparadas aos homens;
- Os resultados indicaram que quanto mais a queda de rendimento financeiro da família, mais intensos são os sintomas de sofrimento psicológico;
- Os resultados indicaram que quanto mais eles percebem um ambiente como incerto, mais intenso é o sofrimento psicológico; e, quanto mais percebem que têm estratégias pessoais para lidar com os desafios, menos intensos são os efeitos na saúde mental.
Duas fases
A primeira fase da pesquisa foi em junho de 2020 e a segunda começa ainda neste mês. O levantamento foi realizado por formulário on-line, com um total de 132 perguntas, em que os participantes levaram em média 25 minutos para responder.
De acordo com ela, 653 pessoas foram entrevistadas. Dessas, 51,5% são mulheres e 48,5%, homens. À exceção de Roraima, os outros estados e mais o Distrito Federal participaram do levantamento.
Ainda segundo ela, aqueles que apresentaram resultados de sintomas médios ou severos receberam orientações de como buscar ajuda profissional para que pudessem realizar investigações clínicas mais profundas.
Ela fala também que as principais estratégias sugeridas são para estabelecer um autocuidado, por exemplo:
- Fazer exercícios físicos (aeróbico, ioga);
- Envolver-se em contato social (virtual ou pessoal);
- Dormir regularmente o suficiente;
- Alimentar-se saudavelmente;
- Falar com um amigo ou familiar de confiança;
- Praticar meditação e relaxamento.
Pioneirismo
A coordenadora conta que a pesquisa é um trabalho pioneiro no Brasil, com objetivo de investigar questões relacionadas à saúde mental de empreendedores.