A Campanha Outubro Rosa é celebrada no mês de outubro e levanta a bandeira para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer do colo do útero. O movimento que teve início nos Estados Unidos, é conhecido mundialmente e comemorado desde os anos 90, sempre no mês de outubro.
A iniciativa tem o objetivo de promover a conscientização sobre essas doenças, incentivando o acesso aos serviços para diagnóstico mais preciso e imediato, reduzindo dessa forma, a mortalidade.
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Esse tipo de câncer também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer, entre as mulheres no Brasil, com taxa de letalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2021, de 11,71/100 mil (18.139 óbitos). É válido destacar que, as maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do país.
É preciso ficar atento aos principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama, como o surgimento de: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.
Contudo, não há uma causa específica para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, situações relacionadas à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.
O recomendado é que diante de qualquer alteração deve-se procurar orientação médica, o mais rápido possível. Além disso, é importante ter o acompanhamento médico anual, como forma de controle e prevenção.















