No último dia 13 de outubro, aconteceu em Matozinhos a abertura de um importante espaço dedicado à celebração e preservação da cultura e tradição da matriz africana. O Núcleo de Estudo e Pesquisa da Cultura e Religiões Tradicionais de Matriz Africana, carinhosamente nomeado “Oro Imo,” é um projeto visionário liderado pela comunidade de matriz africana Ilé Asé Alakétú Sàngó Airà Igbonã. O Babalorixá Walice D’Bara, descendente da tradicional comunidade Ilê Axé Ewá Omin Nirê, da cidade de Salvador-BA, é o mentor por trás desse notável empreendimento.
“Oro Imo,” que significa “Palavras de Conhecimento” em iorubá (idioma trazido ao Brasil pelos primeiros africanos escravizados), é muito mais do que um espaço de aprendizado. É um tributo à rica herança cultural da diáspora africana e um ponto de encontro para compartilhar conhecimento e fortalecer laços comunitários.
Segundo o Babalorixá Walice D’Bara, “A abertura deste núcleo é um marco importante na preservação e promoção da cultura afro-brasileira e dos aspectos importantes da construção do Brasil a partir da chegada desses povos vindos da diáspora. O núcleo será um local onde pessoas de todas as origens e crenças poderão aprender sobre as tradições, mitologia, danças, música e religiões que compõem o que chamamos de heranças de matriz africana.”
A comunidade Ilê Alaketu Sango Aira Igbonã, como administradora, e o Museu Histórico Ojú Aiyê, como patrocinador desse núcleo, trazem consigo a vivência diária sobre esses assuntos, que serão discutidos no núcleo em forma de estudo e pesquisa separados por encontros, temas e subtemas.
Os encontros de estudos e pesquisa serão totalmente gratuitos e o número de participantes está limitado a 25 pessoas por encontro, garantindo um ambiente de aprendizado íntimo e enriquecedor.
Para aqueles interessados em participar deste projeto de valor inestimável, acessem o formulário de inscrição no link: Formulário de inscrição. Além disso, dúvidas e outras informações podem ser esclarecidas através do e-mail: [email protected] ou pelo telefone: 031-99961 6450.

















