O golpe do falso 0800 voltou a ser adotado em nome de grandes bancos. A tentativa acontece por meio de mensagens enviadas para o celular sobre possíveis compras feitas em cartões de crédito. O passo seguinte, no entanto, pode ser muito prejudicial para a vítima.
Mensagens alertam compras em cartão e encaminham para falso 0800. (Imagem: FDR)
O golpe consiste em orientar o consumidor a ligar para um número de 0800 do banco caso não confirme a transação. O número, contudo, é falso. Ao fazer contato, o cidadão tem dados pessoais e bancários divulgados.
Veja como denunciar golpes
Bradesco
Reforça que não entra em contato com clientes pedindo senhas, posições da chave de segurança e atualizações de sistema;
Recomenda que o cliente encaminhe para o canal de denúncias [email protected] qualquer mensagem suspeita;
Avalia as denúncias e contata as empresas de telefonia para desabilitar o número que está se passando pela instituição.
Banco do Brasil
Reforça “que prefixo 0800 é utilizado por muitas empresas para ganhar a confiança dos alvos;
Prega que “os clientes não devem, em hipótese alguma, digitar ou informar senhas no aparelho telefônico quando não efetuaram a ligação de forma espontânea”;
Ressalta que os bancos até podem ligar, mas nunca pedem dados como senhas, token e outros dados pessoais;
Indica o Blog BB para obter mais informações sobre golpes.
Nubank
Alerta as pessoas com dicas e orientações de proteção;
Reforça que nunca liga ou envia mensagens para solicitar que clientes compartilhem sua senha, token ou código de segurança;
A instituição tem um canal de denúncias para tentativas de golpe ou fraude, incluindo abordagens de terceiros.
Santander
Orienta seus clientes com campanhas recorrentes e disponibiliza através de seus canais conteúdos explicativos sobre os tipos de fraude e como se defender;
Reforça que as senhas de acesso jamais devem ser informadas a terceiros, elas são de uso e guarda pessoais.
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