Você sabia que Minas Gerais é o segundo estado com mais registros de violência contra a população LGBTQIAPN+? Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o estado também é o terceiro que mais registrou estupros contra este público e o quarto quando se trata de homicídios.
Por este e vários outros motivos, a atuação do Centro de Referência LGBT, equipamento público ligado à Subsecretaria municipal de Direito e Cidadania, é tão importante na capital mineira.
“Nós somos o país que mais mata pessoas LGBT, principalmente mulheres trans e travestis, então a principal função do Centro de Referência é apoiar pessoas dessa população que tenham sofrido algum tipo de violação de direitos ou violência por conta da sua orientação sexual ou da sua identidade de gênero”, explica o coordenador do CRLGBT, Gustavo Adolfo de Magalhães.
Criado por incentivo do governo federal em 2007, o CRLGBT completa 15 anos em 2023, mas só ganhou um espaço com portas para a rua em 2018. O projeto do centro começou em parceria com o Cellos-MG (Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais) – entidade responsável pela realização das paradas do Orgulho LGBTQIAPN na cidade até hoje.
O Centro atua com atendimento psicossocial e oferece orientações e informações sobre direitos, serviços e assistência especializados para a população LGBTQIAPN . “É um espaço com atendimento qualificado que ostenta particularidades que outros serviços, às vezes, não têm”, diz Gustavo.
Na maior parte das vezes, o CRLGBT é uma ponte entre as políticas públicas, compondo estratégias de respeito e defesa das pessoas LGBTQIAPN no acesso e vinculação a outros serviços disponíveis.
O CRLGBT está localizado na Rua Curitiba, 481, e também é possível entrar em contato pelos telefones (31) 3277-4128/4227/6908 e (31) 98872-2131, além do e-mail [email protected].