Uma operação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) bloqueou cerca de 80% dos dispositivos de TV Box, que transmitem ilegalmente os sinais das operadoras de TV a cabo. Essa operação, considerada a maior do ano pela agência, teve início em fevereiro e foi divulgada pelo Jornal Hoje, da TV Globo, nessa quinta (26).
Segundo estimativas da agência, cerca de 7 milhões de dispositivos pirateados estão em uso no Brasil, transmitindo ilegalmente os sinais das operadoras de TV a cabo. Além disso, desde o início do ano, mais de três mil servidores de TV Box piratas foram bloqueados.
O combate à pirataria inclui a operação de um laboratório antipirataria, inaugurado em setembro deste ano pela Anatel. Esse laboratório desempenha um papel fundamental no combate às transmissões irregulares, rastreando dispositivos clandestinos e impedindo sua capacidade de transmitir os sinais.
Atualmente, os dispositivos de TV Box não possuem autorização da Anatel, tornando seu uso ilegal. A agência ressalta os riscos associados a esses dispositivos, incluindo o potencial roubo de dados sensíveis, e destaca que seu trabalho é permanente porque os sistemas piratas são constantemente atualizados.
Em entrevista ao jornal, Moisés Moreira, coordenador do combate à pirataria na Anatel, destaca os perigos, enfatizando que essas “caixinhas” estão conectadas à internet residencial. Isso significa que, se um usuário estiver usando o Wi-Fi de sua residência para acessar informações, como dados bancários, esses dispositivos podem representar uma ameaça à segurança, podendo roubar senhas e informações pessoais.
Arreda pra cá
Em meio aos passos apressados, estresse e correria de um dia comum no Centro de BH, é cada vez mais comum ver pessoas parando rapidamente e olhando para o alto. Não por causa do céu, mas sim para observar as obras gigantes pintadas nas laterais de diversos prédios da região.
As famosas empenas, como são chamadas as laterais sem janela dos prédios, são parte do Cura (Circuito Urbano de Arte), festival de arte urbana que enriquece as ruas de Belo Horizonte e leva arte para todos.
E uma das idealizadoras do projeto está no Arreda pra Cá, o podcast do BHAZ.
No podcast, Giovanna Fávero e Asafe Alcântara vão receber dez convidados de diversas áreas que impactam e transformam Belo Horizonte para um papo sobre vida e carreira. Desta vez, quem passa pelo nosso sofá é Janaína Macruz, que se uniu às artistas Priscila Amoni e Juliana Flores para criar o Cura, em 2017.
Veja a entrevista completa:
O post Anatel bloqueia 80% dos aparelhos que transmitem sinal ilegal das operadoras de TV a cabo apareceu primeiro em BHAZ.


















