Se você, como muitos brasileiros, passa por aperto financeiro, já temeu um corte de energia por contas de luz atrasadas. Mas existe um limite de pendências até que o fornecimento seja interrompido. Entenda o cenário e possibilidades de renegociação.
Contas de luz atrasadas? Descubra com quantos boletos em aberto a energia é cortada. Imagem: FDR
Cada concessionária ativa no país estabelece a taxa de vencimento da conta de luz que deve ser respeitada pelos consumidores. No entanto, os atrasos provêm de uma série de fatores. O grande impasse neste cenário é que, muitas dessas pessoas conseguem encontrar uma solução para regularizar os débitos.
Redução na conta de luz
O que poucos brasileiros ainda não sabem é que existe uma maneira de baratear a conta de luz com descontos que podem chegar a 50% do valor do boleto. A iniciativa ocorre por meio do programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), do Governo Federal.
O acesso aos descontos na conta de luz é direcionado a cidadãos que comprovarem o enquadramento em faixa de renda específica. Além disso, também é necessário estar com os dados no CadÚnico atualizados.
O desconto na conta de luz é aplicado no formato cumulativo, embora possam haver variações com base em cada faixa de consumo da instalação respeitando o limite de 220 kWh mencionado. Portanto, entende-se que quanto menor for o consumo residencial, menor será o desconto incidente.
Consumo mensal até 30 kWh – 65% de desconto;
Consumo mensal de 31 kWh a 100 kWh – 40% de desconto;
Consumo mensal de 101 kWh a 220 kWh – 10% de desconto;
Consumo superior a 220 kWh – 0%.
Quem pode conseguir descontos na conta de luz?
Clientes residenciais de baixa renda;
inscritas no CadÚnico;
Renda familiar mensal per capita inferior a meio salário mínimo;
Renda mensal de até três salários mínimos para famílias que tenham em sua composição pessoas com deficiência que necessitem de uso contínuo de aparelhos ligados na energia elétrica.
O post Contas de luz atrasadas? Descubra com quantos boletos em aberto a energia é cortada apareceu primeiro em FDR.