Criminosos estão aplicando novo golpe com a maquininha de cartões com fio. Alvo são os consumidores de shoppings centers e postos de gasolina. Consumidor pode ter o seu sistema do banco invadido; saiba mais.
Um novo golpe está sendo aplicado no Brasil, a prática utiliza a maquininha de cartões. A informação foi divulgada no último dia 21 pela Kaspersky, empresa de segurança cibernética. Preocupada com a segurança, a empresa decidiu explicar como essa prática funciona e como você pode se proteger.
Novo golpe usa maquininha de cartões
O golpe começa muito antes da realização da compra, quando um suposto representante da maquininha visita a loja com a desculpa de realizar algum serviço.
Na ocasião os cybercriminoso tem a oportunidade de conferir a segurança da loja. Caso identifique alguma vulnerabilidade, ele instala o programa que será usado no golpe.
É exatamente por isso que esses criminosos escolhem as lojas pequenas em shoppings ou postos, geralmente, elas possuem menos condições de pagar por segurança virtual.
Nesse golpe o foco são as maquininhas com fio, já que o programa estará instalado no computador e não nela.
Quando o cliente vai realizar uma compra por aproximação é exibida uma mensagem de “ERRO APROXIMACAO INSIRA O CARTAO”
Geralmente o consumidor acaba inserindo o cartão e digitando sua senha.
O vírus instalado no computador anteriormente acaba criando uma falsa conexão e transmitindo os dados ao criminoso.
As compras duplicadas são um indicador do golpe.
Como se proteger
Identificou uma compra indevida no seu cartão ou compra duplicada? Notifique imediatamente a operadora.
Se ao tentar fazer a compra por aproximação for exibida essa mensagem, insista nessa forma de pagamento. Se ainda assim a mensagem persistir você tem suas opções: pagar em dinheiro com desistir da compra.
Para os lojistas a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) orienta que tenham cuidado ao receber técnicos.
Além disso, os vendedores precisam investir em segurança.
O post Novo GOLPE usa maquininha de cartões; entenda e saiba como se proteger apareceu primeiro em FDR.
Posicionamento Abecs
– A Abecs, associação que representa o setor de meios eletrônicos de pagamento, esclarece que, até o presente momento, não identificou junto às empresas associadas nenhuma evidência da ação de um suposto malware nas máquinas de cartão que estaria bloqueando as transações por aproximação.
– A Associação, que reúne mais de 90 empresas que atuam na indústria de cartões – entre as quais bandeiras, credenciadoras, bancos emissores, fintechs, marketplaces, fornecedores de equipamentos e outras –, continuará monitorando e buscando informações junto ao mercado sobre o suposto golpe para impedir o pagamento por aproximação, uma modalidade de pagamento extremamente segura.– Cabe ressaltar que a indústria de meios eletrônicos de pagamento no Brasil é uma das maiores e mais evoluídas do mundo, principalmente no que se refere à segurança do sistema para os seus usuários. O pagamento por aproximação é uma tecnologia segura, adotada em diversos locais do mundo, com os mesmos parâmetros de segurança exigidos no Brasil.– Para evitar possíveis golpes, a Abecs recomenda aos lojistas que fiquem atentos a eventuais ligações telefônicas de falsos técnicos e confirmem a identidade do profissional sempre que receber um contato da empresa credenciadora.– Aos consumidores, a Abecs recomenda sempre conferir a fatura do cartão, cadastrar para receber mensagens sempre que seu cartão for utilizado e, em caso de transações não reconhecidas, entrar em contato imediatamente com a central de atendimento do cartão.