O dia 20 de junho é uma data marcada por reflexões, é o Dia Mundial do Refugiado. Nesse dia as atenções voltam-se para aqueles que fogem de guerras, perseguições ou que não encontram condições de sobreviver no seu país de origem. Um programa exibido no Youtube mostra a atuação do Ministério Público Federal (MPF) no acolhimento e na defesa dos direitos dessas pessoas.
Comunidades tradicionais – Em Minas Gerais, reportagem traz a situação fundiária dos quilombos Pimentel e Chacrinha. Em ações judiciais, o MPF cobra medidas por parte da União e do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O MPF requer a conclusão da fase de identificação do território quilombola da Comunidade do Povoado de Pimentel, no município de Pedro Leopoldo, e a realização dos procedimentos para regularização fundiária do Quilombo Chacrinha, em Belo Vale.
Onde assistir – O Interesse Público é veiculado nacionalmente pela TV Justiça às sextas-feiras, às 20h, com reprise aos domingos, às 17h30, e em outros dias da semana. Assista abaixo.
O IP é uma revista eletrônica semanal produzida pela Secretaria de Comunicação Social da Procuradoria-Geral da República, em parceria com a produtora Chá com Nozes e com a colaboração das unidades do MPF em todo o país.