Fiemg adquire fábrica de ímãs de terras raras em Lagoa Santa

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) assinou oficialmente a aquisição do Laboratório de Produção de Ímãs de Terras Raras (LabFabITR) nesta quinta-feira (21/12). A venda foi realizada pela estatal Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) por R$ 35,2 milhões.

O laboratório está em Lagoa Santa, na região metropolitana de Belo Horizonte, e deve funcionar como um centro de pesquisa e produção de ímãs de terras raras, material utilizado em carros elétricos, por exemplo. Hoje, a maior parte do produto é importada da China, que neste ano passou a limitar sua exportação.

“O laboratório fechado custaria R$ 5 milhões por ano ao Estado”, pontuou o CEO da Codemge, Thiago Toscano, durante o evento de assinatura da venda, em que o resultado do PIB mineiro em 2023 também foi apresentado pela Fiemg. A expectativa é que o laboratório gere, inicialmente, 70 empregos e comece a operar até abril de 2024.

A Codemge tentou vendê-lo por outras duas vezes, porém ambas foram frustradas. “Colocamos uma série de restrições para proteger a Codemge e ter certeza absoluta de que o laboratório tivesse continuidade. Isto blindou muito a venda”, justificou o gerente de acompanhamento de projetos estratégicos da Codemge, Rodrigo Mesquita.

O LabFabITR começou a ser implantado em 2015, e a expectativa é que seja o primeiro laboratório e fábrica de ímãs e ligas de terras raras do Hemisfério Sul. As terras raras recebem este nome porque, apesar de ser abundantes na superfície terrestre, como em Minas Gerais, são encontradas em baixa concentração e dispersas em diferentes jazidas.

Fonte: O Tempo.

Encontre uma reportagem