De acordo com o boletim epidemiológico desta terça-feira, 29 de junho, Sete Lagoas soma 21.185 contaminações por Covid desde o início da pandemia, com a confirmação de 63 casos: 32 mulheres e 31 homens. Estão sendo monitoradas pela Secretaria Municipal de Saúde 852 pessoas (27,2% a menos que na semana passada) e 5.120 já tiveram o acompanhamento concluído. Os testes negativos somam 41.845 desde o início da pandemia.
Três óbitos em decorrência de complicações da Covid foram confirmados: um em domicílio ocorrido no dia 1º de junho, de um homem de 60 anos; outro ocorrido dia 15 de junho, no Hospital Luxemburgo de Belo Horizonte, uma mulher de 69 anos; e outro no dia 21 de junho, no Hospital Semper, também de Belo Horizonte, um homem de 65 anos. São 562 óbitos, 32 pacientes hospitalizados com resultado positivo, 235 pessoas em isolamento domiciliar (10% a menos do que na semana passada) e 20.356 já curados.
Hospitalizados
Dos 81 internados hoje, 47 estão em UTI e 34 em enfermaria. Entre os internados em UTI, são 26 de Sete Lagoas e 21 de outras cidades da região, sendo sete de Papagaios, quatro de Pompéu, três de Paraopeba, três de Maravilhas, e os demais de Baldim, Capim Branco, Paineiras e Fortuna de Minas. Entre os internados, 63 testaram positivo para Covid, dois tiveram resultado negativo e 16 aguardam resultados de exames.
No Hospital Nossa Senhora das Graças são sete internações, sendo três UTI, duas delas em leitos do SUS. No Hospital Municipal estão 42 internados, sendo 27 em UTI. No Hospital da Unimed são 24 pacientes internados, sendo 11 em UTI. E na UPA estão hoje oito internados, seis deles em UTI. Somando-se todos os leitos UTI Covid na cidade, tanto públicos quanto particulares, a taxa de ocupação está em 85,4%. Considerando apenas os leitos de UTI do SUS, esse índice está em 83,3%.
Vacinação
Nesta quarta-feira, dia 30, a vacinação avança para pessoas a partir dos 50 anos de idade, incluindo também aquelas pessoas de 51 anos que não puderam se vacinar na segunda. Os locais são a quadra do Colégio Regina Pacis (a pé) e os estacionamentos do Unifemm e Faculdade Atenas (para quem for de carro), de 09h às 16h. Documentos: identidade com foto, cartão do SUS ou CPF e comprovante de endereço em nome da pessoa (aqueles que não têm o comprovante devem solicitar junto ao ESF mais próximo de casa). Acamados ou com dificuldade de locomoção devem solicitar a vacinação em domicílio ligando para o seu posto de saúde de referência.