A Coca-Cola FEMSA Brasil, maior engarrafadora de produtos Coca-Cola no mundo em volume de vendas, iniciou a implantação, em Belo Horizonte, do projeto Escola de Promotoras. A iniciativa oferece cursos de capacitação gratuitos para mulheres em situação de desemprego e vulnerabilidade social para ampliar as possibilidades de colocação no mercado de trabalho como promotoras de vendas no segmento de bebidas. A primeira turma de Minas Gerais foi formada na capital mineira em parceria com a organização social Mulheres S.A., que atua, desde 2016, no empoderamento feminino por meio de parcerias.
As aulas de qualificação teóricas e práticas foram realizadas, no dia 29 de junho, na unidade da Coca-Cola FEMSA Brasil localizada na região Nordeste de Belo Horizonte. O curso, com duração de 8 horas/aula, apresentou, de forma detalhada, todas as funções de uma promotora de vendas, noções de merchandising, dicas de colocação e exposição de produtos nos pontos de venda e demais técnicas para que a profissional esteja apta a impulsionar a comercialização de uma linha de produtos. Especialistas do setor de recursos humanos e da área comercial da empresa compartilharam experiências e realizaram a capacitação das futuras promotoras. Elas tiveram os currículos cadastrados para participarem de processo de seleção na própria Coca-Cola FEMSA Brasil e estão habilitadas a concorrer a vagas nas demais empresas do setor. Ao final da atividade, as 18 mulheres participantes receberam certificado de conclusão do curso de qualificação.
O projeto Escola de Promotoras integra um conjunto de ações promovidas pela área de Inclusão & Diversidade e a área Comercial da companhia. A gerente de Talento e Cultura da Coca-Cola FEMSA Brasil, Priscylla Haddad, destaca que a empresa busca promover a equidade de gêneros em todas as áreas de atuação da empresa. “Um dos principais motivos de a equidade de gênero ainda ser um desafio para o mercado de trabalho é a questão cultural. Muitas posições ainda têm o estereótipo de serem exclusivamente masculinas, como nas áreas técnica e industrial, na distribuição e, também, no comercial, funções ainda ocupadas majoritariamente por homens”, destaca.
Luciana Mota, gerente de Recursos Humanos da área Comercial, explica que a iniciativa começou em Porto Alegre (RS) e agora está sendo ampliada para outras cidades em que a companhia atua. “A Escola de Promotoras vai gerar novas possibilidades de colocação no mercado de trabalho para as participantes, na Coca-Cola FEMSA ou em outras empresas, neste momento de tanta instabilidade em que vivemos. Estamos também incentivando e oferecendo possibilidades para que cada vez mais mulheres conquistem seu espaço e ocupem novas posições”, afirma.