7 sinais de que a criança precisa de apoio psicológico

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Ao preparar um desenho a respeito da pandemia de Covid-19, uma menina de 7 anos retrata sua mãe chorando, um menino de 9 mostra a solidão que sentiu em sua festa de aniversário, e uma pequena de apenas 6 anos desenha ela mesma usando máscara e fazendo um pedido: “quero ser feliz sem ter o que temer”.

As imagens citadas fazem parte de um estudo divulgado no mês de maio pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mostram como as crianças têm se preocupado com a situação atual, sentido medo e sofrido com o isolamento, saudade dos amigos, desemprego dos pais e adoecimento de familiares. Por isso, é necessário ficar atento aos sinais de tristeza, irritabilidade e mudanças de comportamento apresentados pelos pequenos neste período, para acolhê-los corretamente e evitar prejuízos emocionais no futuro.

E o primeiro passo, de acordo com a psicóloga e pesquisadora Lídia Weber, é cuidar da própria saúde mental, já que os adultos também estão desestabilizados com tantas incertezas, mudanças na rotina, medo de adoecer e relações sociais abaladas. “Comece cuidando da sua saúde, encontre formas de relaxar, adote a meditação ou atenção plena, faça listas de coisas boas e tenha tempo para si mesmo”, orienta Lídia, que é doutora em psicologia e atua como professora sênior da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Segundo ela, isso é necessário para que o adulto regule as próprias emoções e ensine a criança a lidar com diferentes sentimentos por meio do seu exemplo. Além disso, esse cuidado com a saúde física e emocional faz com que os pais e avós consigam aproveitar melhor o tempo com seus filhos e netos por meio de brincadeiras, atividades físicas em família, jogos interativos e outras situações que ensinam regulação emocional e facilitam a percepção quando há algo errado.

Encontre uma reportagem