O terminal de Belo Horizonte ficou em primeiro lugar no ranking entre os aeroportos médios
O Brasil possui quatro aeroportos entre os mais pontuais do mundo, na categoria médio porte. A constatação é do relatório da Cirium, empresa especializada em dados do setor de aviação e divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Os terminais de Confins (MG), Congonhas (SP), de Salvador (BA) e o de Brasília (DF) apareceram, respectivamente, nas quatro primeiras posições do ranking com índices acima dos 96%.
Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, os bons números são resultado do compromisso do país com a regulação do setor aéreo.
“Temos trabalhado constantemente na regulação, na atração de investimentos e em melhorias estruturais para que os aeroportos brasileiros estejam cada vez mais preparados para atender a demanda que teremos, principalmente, no cenário pós-pandemia. A pontualidade, aliada à adoção de protocolos de biossegurança, garantirá mais conforto e segurança aos nossos passageiros”, disse.
O ranking, que é um dos mais antigos do mercado, é realizado mensalmente e avalia o desempenho dos aeroportos de todo o mundo no quesito pontualidade. A intenção é ofertar aos terminais aeroportuários, às empresas aéreas e aos passageiros, dados e informações sobre quais locais estão cumprindo o tempo previsto para a realização de voos entre os destinos nacionais e internacionais.
Em publicação nas suas redes sociais, o líder no ranking, o BH Airport, responsável pelo terminal de Confins, em Minas Gerais, comemorou o reconhecimento apontado no relatório: “Já dizia o Trio Parada Dura: ‘mineiro não perde hora, mineiro não perde o trem’. E aqui nós garantimos que você não irá perder o ‘trem que voa’ pois seguimos com nossa pontualidade em dia, por isso, fomos considerado o aeroporto mais pontual do mundo na categoria médios aeroportos”.
Terceiro no ranking, o diretor de operações do Salvador Bahia Airport, Antônio Mendes, destacou que o resultado é fruto de uma parceria entre todos os atores que fazem o terminal funcionar.
“Sempre colocamos a experiência do passageiro em primeiro lugar e isso inclui, além de um aeroporto bonito e bem equipado, a precisão de um serviço bem-feito. O investimento em capacitação, tecnologia e no aperfeiçoamento de processos tem um impacto extremamente positivo, fazendo com que o passageiro queira repetir a experiência de viajar”, afirmou.