fbpx

Movimento “Juntos pela Educação” faz protesto e quer saber por que Pedro Leopoldo liberou só as escolas de idiomas; Prefeitura envia nota!

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O Movimento “Juntos pela Educação” de Pedro Leopoldo realizou um protesto pacífico, na tarde desta segunda-feira (05). O grupo formado por famílias da rede pública e particular esteve presente com faixas na Praça da Prefeitura. O mesmo grupo estendeu uma faixa no dia que o Governador Romeu Zema visitou a cidade e chegou a conversar com alguns pais.

“Estamos tentando desde o início do ano um protocolo sanitário para retorno das aulas presenciais com segurança. Fomos à Câmara de Vereadores”, explicou representantes do grupo JUNTOS PELA EDUCAÇÃO – Cristina Faustino e Patrícia Azevedo.

De acordo com o movimento, o Conselho Tutelar é o grande norteador do grupo. “Através deles chegamos aos casos mais críticos de violência contra criança, abandono e abusos. Já fizemos requerimento ao Ministério Público, que está acompanhando o caso. Fomos surpreendidos com o Decreto Municipal que autoriza o retorno das escolas de idioma. Queremos saber por que esses empresários estão sendo beneficiados e as escolas seguem fechadas”.

Governo de Minas liberou

Ao todo, 1.123 escolas reabriram suas portas nesta segunda, seguindo a etapa de flexibilização da rede estadual de ensino, inclusive os municípios que estão na Onda Vermelha do Programa Minas Consciente. No entanto, o retorno só será permitido pelas prefeituras municipais. Algumas já decretaram a NÃO REABERTURA, como é o caso de Teófilo Otoni.

Com isso, cidades que estavam nas ondas amarela ou verde já haviam reiniciado as aulas dos anos iniciais do ensino fundamental. Esses municípios agora podem receber alunos e professores do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio.

Resposta da Prefeitura

O Por Dentro de Tudo entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, que enviou uma nota sobre o assunto. Confira abaixo na íntegra.

“Importante frisar que existe uma grande diferença entre aulas em escolas de idiomas e aulas em escolas de ensino regular, no que diz respeito ao número abissalmente reduzido de alunos, duração muito menor de tempo das aulas e ao fato de as aulas em escolas de idiomas acontecerem em dias alternados por turma, e não durante toda a semana.

Dada esta explicação, a Prefeitura de Pedro Leopoldo informa que já tem uma previsão para o retorno das aulas presenciais no município, de forma geral, para o dia 3 de agosto, para aquelas instituições que estiverem devidamente preparadas seguindo os protocolos sanitários estabelecidos.

Desde maio a Secretaria Municipal de Educação está se preparando para um retorno de forma segura e responsável, já tendo adquirido insumos e equipamentos necessários, realizado diversos treinamentos para os servidores da educação, promovido adaptações nas escolas e tendo sido vacinados todos os profissionais da rede.

Retornaremos as aulas presenciais em agosto e todos os indicativos da Covid-19 no município serão acompanhados. Havendo necessidade, a decisão poderá ser revogada a qualquer momento.

Importante concluir dizendo que, de forma democrática, respeitamos imensamente o protesto pacífico de quem quer o retorno às aulas, assim com respeitamos e entendemos os inúmeros pedidos que recebemos diariamente para que as aulas presenciais não retornem”


Encontre uma reportagem