O Governo Federal, afim de garantir a atenção integral à saúde através das práticas integrativas e complementares implicou pensar – em conjunto com gestores de saúde, entidades de classe, conselhos, academia e usuários do SUS – uma política pública permanente que considerasse não só os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde, mas a abordagem ampliada do processo saúde-doença e a promoção global do cuidado humano.
Assim, sob um olhar atento e consensual e respaldado pelas diretrizes da OMS , o Ministério da Saúde aprova, então, através da Portaria GM/MS no 971, de 3 de maio de 2006, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC).
As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas.
O Brasil é referência mundial na área de práticas integrativas e complementares na atenção básica. É uma modalidade que investe em prevenção e promoção à saúde com o objetivo de evitar que as pessoas fiquem doentes.
Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) à população. Os atendimentos começam na Atenção Básica, principal porta de entrada para o SUS.
Dentre os procedimentos, destacamos alguns como: Aromaterapia, Constelação familiar, Cromoterapia, Hipnoterapia, Homeopatia, Medicina Tradicional Chinesa – acupuntura, Musicoterapia, Osteopatia, Plantas medicinais – fitoterapia, Quiropraxia, Reiki, Shantala, Terapia de florais, Yoga e outras.
O aluno desta graduação terá em sua grade curricular:
Bioética e Biossegurança, Empreendedorismo e Inovação,Formação Integral em Saúde,Psicologia Aplicada à Saúde, Responsabilidade Social e Ambiental, Sociedade Brasileira e Cidadania, Cosmetologia, Farmacologia, Fitoterapia, Homeopatia, Suporte Básico de Vida e Primeiros Socorros, Terapias Alternativas e Qualidade de Vida, Aspectos Regulatórios De Terapias Integrativas e Complementares, Eletrotermofototerapia, Gestão, Qualidade e Segurança do Paciente,Terapias Integrativas Corporais,Terapias Integrativas Energéticas, Terapias Integrativas Orientais e Terapias Integrativas para o Bem-Estar.
Temos uma graduação nesta área, com duração de 01 ano e 06 meses,esperando por você…
Maiores Informações pelo telefone: (31) 9 9747 5359 ou no endereço: Avenida Caio Martins 165 – Centro