A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) publicou um edital de licitação para contratação de uma empresa que ficará responsável por realizar serviços de engenharia no entorno do estádio Mineirão, na região da Pampulha, para sediar uma etapa em cinco edições do Campeonato Brasileiro de Stock Car. A primeira edição está marcada para o dia 18 de agosto.
A licitação é de R$ 23,8 milhões e, segundo a PBH, as obras de recapeamento vão começar em abril. Entre as intervenções estão a recuperação de 3 km de asfalto, redução de calçadas e remoção de itens como postes de iluminação e semáforos. O Executivo municipal garante que as intervenções serão feitas apenas neste ano e serão mantidas para outras quatro etapas que serão realizadas na capital mineira até 2028.
Questionada pela Itatiaia, a prefeitura informou que assumiu a responsabilidade de realizar apenas as obras de infraestrutura. As demais intervenções como a instalação de arquibancadas, grades de proteção e barreiras de pneus serão de responsabilidade da iniciativa privada, responsável pela prova.
O GP de BH da Stock Car será realizado pelas empresas DM Corporate e Speed Seven, dos empresários Emanuel Júnior e Sérgio Sette Câmara, ex-presidente do Atlético. As empresas firmaram acordo com a Vicar, organizadora da competição, e que assinou um termo de apoio com a prefeitura de BH. O Superintendente da Sudecap, Henrique Castilho, detalha que será feito no entorno do Mineirão.
“Serão, dentre eles, a implantação da pista de automobilismo em área urbana, nas vias existentes, ali no entorno do Mineirão. Mas são execuções com recapeamento exatamente como é usado na cidade como um todo. O mesmo tipo de asfalto. Serão, aproximadamente, 3.750 metros de extensão, vai ter um ajuste de passeios e meio-fios da ordem de 5.850 m², remoção de quebra-molas, de algumas travessias de pedestres e algumas coisas necessárias, como a sinalização vertical horizontal e vertical e nos sinais de trânsito”, detalha.
Confira a lista de obras:
- Implantação de pista de automobilismo em área urbana nas vias existentes, com extensão aproximada de 3.150 metros;
- Recapeamento de 52.867,13 m² da pista existente;
- Ajuste necessário de 5.850 m² dos passeios ao longo do trajeto;
- Remoção de 2 quebras molas e 6 travessias de pedestre elevadas;
- Supressão arbórea;
- Implantação de barreiras de concreto;
- Recomposição de 5.850 m2 de passeios;
- Implantação de 2 quebras molas e 6 travessias de pedestre elevadas;
- Implantação de 240 metros de defensa metálica;
- Remoção de placas de sinalização;
- Implantação de placas de sinalização;
- Reconstituição de sinalização horizontal.
Fonte: Itatiaia.


















