Moradores de Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte, registraram cenas lamentáveis enquanto iam para o trabalho na manhã desta segunda-feira (15). Ônibus das linhas 503H (Terminal Morro Alto/Hospitais) e 500C (Terminal Morro Alto/Belo Horizonte) foram flagrados pelos usuários com janelas soltas e goteiras em meio a intensa chuva que atingiu o município nas primeiras horas do dia.
Um passageiro precisou até abrir a sombrinha dentro do ônibus para se proteger da chuva. Outro vídeo mostra o motorista dirigindo enquanto uma goteira pinga sobre ele. Em outras imagens, também é possível ver os passageiros tentando consertar uma janela que estava solta.
Moradores de Vespasiano registram goteiras e janelas soltas em ônibus: ‘Vão esperar acontecer o pior’ pic.twitter.com/p1kOJLDDn7
— BHAZ (@portal_bhaz) January 15, 2024
Ao BHAZ, o integrante do movimento de luta pelo transporte de Vespasiano, Valmir Pereira, disse que a situação é recorrente. Segundo ele, os moradores já se manifestaram contra o sucateamento dos ônibus ao menos três vezes no último ano, mas que nada foi resolvido.
“A gente sente um desespero. A gente faz manifestação, cobra e nada é resolvido. Isso não é de agora, já vem se arrastando. Agora o povo está mais alerta”, declarou ele.
O valor das tarifas dos ônibus 503H e 500C sofreu reajuste de R$ 0,50 neste mês e, agora, os passageiros pagam R$ 7,70 por passagem. O morador de Vespasiano lamenta que o serviço oferecido aos passageiros não esteja de acordo com o preço pago por eles.
“É ônibus pegando fogo, sucateado, chovendo mais dentro do que fora. Estão colocando a vida da população em risco. Vão esperar acontecer o pior pra alguém tomar alguma providência”, desabafou Valmir.
O BHAZ procurou o Sintram (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano) e o DER-MG (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais) para obter um posicionamento sobre o assunto e aguarda o retorno.
O post Moradores de Vespasiano registram goteiras e janelas soltas em ônibus: ‘Vão esperar acontecer o pior’ apareceu primeiro em BHAZ.