fbpx
domingo, 29 de setembro de 2024

Contato

Reclamações e denúncias contra a polícia na ouvidoria aumentam em 2023

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

A Ouvidoria de Polícia de Minas Gerais recebeu uma média de 912 manifestações por mês em 2023. De janeiro a setembro, foram 8.210, o que representa um aumento de 31,9% em comparação com o mesmo período de 2022.

Quase metade das manifestações (43,8%) são reclamações relacionadas às atividades das polícias, e 41,4% são denúncias (veja detalhes abaixo). A maioria dos registros é referente à Polícia Militar (48,1%). 

Manifestações na Ouvidoria da Polícia (por corporação/ instituição)Polícia Militar: 3.956Polícia Civil: 3.560Corpo de Bombeiros: 694

No último mês, pelo menos três casos de violência policial foram denunciados em Belo Horizonte e Região Metropolitana. 

No dia do Natal, moradores do bairro Goiânia, na Região Nordeste da capital, acusaram a PM de truculência durante abordagem a um adolescente. Imagens de câmera de segurança mostram o rapaz sendo agredido sem reagir.

No mesmo dia, moradores do bairro Jardim Colonial, em Ribeirão das Neves, afirmaram que ao menos 12 pessoas foram agredidas por militares após uma confusão causada pelo barulho de caixas de som. 

Já no dia 30 de dezembro, passageiros denunciaram uma agressão cometida por policiais contra um motorista de ônibus, no Centro de Belo Horizonte. Um vídeo mostra um militar chutando o condutor, que tenta reagir e é agredido com socos (veja abaixo).

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública revelam também aumento da letalidade policial. Em 2022, foram 136 mortes decorrentes de intervenções de policiais militares em serviço em Minas Gerais, 24,7% a mais do que no ano anterior (109). Em 2019, último ano antes da pandemia, foram 97.

Fonte: Globo Minas.

Encontre uma reportagem

Aprimoramos sua experiência de navegação em nosso site por meio do uso de cookies e outras tecnologias, em conformidade com a Política de Privacidade.