fbpx

INSS: 14° salário tem chances de ser aprovado em 2021?

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) terminou os pagamentos da antecipação do 13° salário na quarta-feira (7). Os aposentados e pensionistas receberam a 2ª parcela do benefício.

A antecipação aconteceu devido aos efeitos da pandemia no país. No entanto, os segurados do INSS ficarão sem um dinheiro extra no final do ano. Esse detalhe provoca novamente o debate sobre a aprovação do 14° salário.

14º salário do INSS em 2021

O debate sobre 14° salário do INSS teve início em 2020, pois, naquele ano o 13° salário também foi antecipado deixando os aposentados sem uma renda extra no final do ano. Tudo partiu da Sugestão Legislativa (SUG) que ganhou forte apoio popular e que posteriormente veio a se transformar no Projeto de Lei 3657/20.

Entretanto, o 14° salário não saiu do papel em 2020, e os segurados do INSS ficaram a ver “navios”.

Mas, será que o Projeto de Lei tem chances de ser aprovado em 2021?

O que falta para a liberação do 14° salário é o apoio parlamentar, eles não se mostram favoráveis a liberação de um pagamento emergencial para os aposentados e pensionistas no final do ano.

Vai contra também para a medida ser aprovada o custo que ela terá. Só para você entender, a antecipação do 13/ salário proporcionou um gasto de R$ 50 bilhões. O 14° salário não ficaria longe deste valor.

Sendo assim, os aposentados e pensionistas do INSS dificilmente terão um dinheiro extra no final do ano. Isso porque, o Projeto de Lei não avançou e não foi disponibilizado.

Encontre uma reportagem