A equipe da Zoonoses da Prefeitura tem encontrado, durante as vistorias nas casas de Matozinhos, diversos locais considerados propícios para a proliferação do mosquito Aeds aegypti, transmissor das doenças Dengue, Zika e Chikungunya. Em uma das visitas realizadas nesta semana, foram achados tambores abertos, sem capas de proteção e recipientes com larvas, em um quintal.
Exemplos comuns do cenário que os agentes de endemias sempre se deparam durante o trabalho em campo e, a partir dessas condutas, buscam orientar para que as pessoas evitem pontos de acúmulo de água.
A única forma de acabar com o problema é evitando que o mosquito se reproduza. É comprovado que a maior parte dos focos é encontrada dentro das residências, por isso, insistimos para que a população fique atenta e mantenha os quintais limpos e sem objetos que possam acumular água.
É válido lembrar que, a Zoonoses faz a distribuição de capas para caixas d’água e tambores, como pode ser visto na imagem que acompanha essa postagem. Conscientização e apoio popular é fundamental para o combate ao Aeds aegypti.