fbpx

SAAE dá início à campanha de uso consciente da água em Sete Lagoas

Por Dentro De Tudo:

Compartilhe

Não deixe a água acabar. Mais que nunca, é hora de economizar. Com este mote o SAAE de Sete Lagoas deu início oficialmente à campanha de conscientização da população contra o desperdício de água. A medida se faz necessária, tendo em vista o período seco, a baixa previsão de chuvas para os próximos meses e a redução do leito do rio da Velhas. Uma coletiva de imprensa marcou o início da campanha, na sede administrativa da autarquia, na manhã dessa quinta-feira. A  campanha já vem sendo divulgada em outdoors, busdoors, jornais, sites, redes sociais, TVs e rádios da cidade, alertando a população para que faça sua parte, evitando assim um potencial racionamento de água.

“A ação de conscientização consiste em fazer chegar à população o uso racional da água para que todos enxerguem o que deve ser feito para gerar economia, como reduzir o tempo de banho, lavação de veículos e calçadas, reutilizar a água da lavação de roupas, e fazer com que a própria população possa denunciar o uso irregular da água para que o SAAE possa inibir essas ações”, afirmou o diretor-presidente da autarquia, Robson Machado. 

Além da campanha, a conta de água do SAAE virá da cor vermelha nos próximos três meses, com um aviso pedindo a colaboração dos usuários. Conforme detalha a presidente do Comitê da Bacia do Rio das Velhas, com a falta de chuvas e a contaminação do Rio Paraopeba, que fizeram com que BH passasse a captar mais água do Rio das Velhas, tem chegado menos água à nossa região.

“Esse ano a gente tende a ter um aumento muito mais complicado do que o período anterior e com vazões residuais muito abaixo do esperado. A vazão que temos hoje só era esperada para daqui a 60 ou 90 dias. Isso nos trouxe para um estado de alerta onde a baixa vazão do Rio da Velhas pode chegar a comprometer todo o abastecimento público e as atividades industriais dos municípios ao longo da bacia”, anunciou a presidente do CBH Velhas, Poliana Valgas. Para que esse problema não se agrave, o SAAE pede a colaboração de todos. Use água com consciência e evite desperdícios. Se cada um fizer a sua parte, a água não vai acabar.

Encontre uma reportagem